Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

16/03/2015 - Habitação
Infraestrutura e habitação são demandas na Serrinha
Durante a 45ª edição do Prefeitura no Bairro, indagações relacionadas à infraestrutura e novas moradias encabeçaram demandas na área de Habitação

foto/divulgação: Assessoria Habitação/PMF

O secretário Zancanaro e o presidente da Associação de Moradores, Paulo Silva, agendaram visita à comunidade

Durante a 45ª edição do evento Prefeitura no Bairro, que aconteceu sábado (14), na Serrinha, a Secretaria de Habitação atendeu demandas relacionadas, principalmente, à infraestrutura (como muros de contenção e melhorias em acessibilidade) e questões ligadas aos projetos de novas moradias na comunidade.


No caso de residências localizadas em áreas de risco ou em condições de precariedade, o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, lembrou que a secretaria não tem o poder de interditar uma moradia e determinar sua desocupação para evitar riscos. “Nesses casos nossa ação começa a partir de pareceres emitidos pela Defesa Civil, que é o órgão habilitado a emitir os laudos de avaliação em cada caso”, explicou.


No que diz respeito a novas moradias, de acordo com Zancanaro existem projetos de empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) em áreas da comunidade, que juntos possibilitarão a construção de mais de 200 novas moradias entre unidades multifamiliares e unifamiliares. “Estamos negociando recursos para viabilizar esses projetos, que nos permitirão realocar pessoas que vivem em áreas de risco. Essa é uma das grandes demandas da comunidade e é nesse sentido que a prefeitura e a secretaria de Habitação têm trabalhado junto ao governo federal, concentrando esforços para continuar com as melhorias em todo o Maciço, e ampliar as ações desenvolvidas. Algumas obras aqui na Serrinha, inclusive, serão entregues à comunidade durante as comemorações pelo aniversário de Florianópolis, nas duas próximas semanas”, adiantou o secretário.


Zancanaro destacou que o corpo técnico da secretaria de habitação conhece bem a realidade dos moradores da Serrinha, e o Prefeitura no Bairro estabelece a oportunidade de ouvir um grande número de pessoas e confirmar as necessidades de intervenções mais urgentes. Durante todo o atendimento na manhã de sábado, o secretário foi acompanhado pelo engenheiro Rogério Miranda, responsável pelas obras do Maciço, e por Simone Caldeira, assistente social de referência da comunidade. “De tudo o que ouvimos hoje aqui, o que pode ser resolvido rapidamente, receberá, com certeza, encaminhamento apropriado. Nas situações mais complexas vamos, na medida do possível, buscar alternativas para viabilizar o atendimento das solicitações", afirmou.


Conforme conversa com o presidente da Associação de Moradores, Paulo Silva, ficou agendada para o início desta semana uma nova visita ao bairro.


galeria de imagens