Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

27/03/2015 - Habitação
Prefeito vistoria obras na Queimada e Serrinha
Roteiro inicial previa visitas a quatro comunidades, mas a chuva provocou o cancelamento de parte da programação

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito inspecionou obras na Queimada

A chuva não permitiu que a agenda de visitas - para vistoriar obras em andamento ou já concluídas - programadas para a manhã de sexta-feira (27) fosse cumprida integralmente, mas mesmo assim o prefeito Cesar Souza Junior deu continuidade às visitas programadas para esta semana pela Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA). O roteiro inicial previa visitas à Queimada, Serrinha, Caieira e Penitenciária, mas a passagem pelas duas últimas comunidades precisou ser cancelada.


A exemplo do que aconteceu quinta-feira (26) na visita ao Morro da Mariquinha, o objetivo foi apresentar ao prefeito uma série de obras concluídas nas diversas comunidades do Maciço, um trabalho que envolve pavimentação de ruas com concreto e lajotas, construção de escadarias e rampas, abertura de ruas, muros de contenção e infraestrutura, além de obras de drenagem.


“Nesse caso não se trata de obras de grande porte, mas são ações que beneficiam diretamente os moradores”, adiantou o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro. E cada nova obra é comemorada pela comunidade.


“Desde o início do PAC, pedíamos isso: obras de infraestrutura que pudessem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Toda melhoria significa uma conquista, e as pessoas acompanham as mudanças e se animam com o que vai acontecendo”, acrescentou Valmor Coelho, presidente da Associação de Moradores do Morro da Queimada.


Na comunidade, a primeira obra visitada foi uma rampa construída em uma subida da rua Laudemiro Dias Prado, que antes era praticamente inacessível nesse trecho. No trecho inicial, um muro de contenção deu estabilidade ao loca; a parte mais alta da rua foi pavimentada com lajotas e a obra como um todo beneficiou mais de 20 famílias, que tinham dificuldade para chegar até suas casas.


O cenário hoje é muito diferente do que existia há cerca de dois anos. “Tenho notado que essas obras acabam entusiasmando as pessoas. A organização nas comunidades gera mais vontade de cuidar de tudo o que existe ao redor”, comentou o prefeito. Pelo trajeto, o secretário de Habitação foi mostrando ao prefeito as contenções executados no local.


A obra mais volumosa visitada na primeira parte da programação foi um muro de contenção que está sendo construído no Mocotó, em um local que apresentou deslizamentos durante as chuvas de fevereiro. “Felizmente os prejuízos foram apenas materiais, e o trabalho se iniciou assim que o problema foi detectado”, explicou o secretário Zancanaro.


Serrinha


A segunda comunidade visitada foi a Serrinha, e lá o prefeito conheceu a Servidão dos Eucaliptos, obra muito comemorada pelos moradores. “Aqui é um lugar muito bom de morar, com pessoas trabalhadoras e de bem. Só tenho que agradecer pelo que foi feito agora, porque a rua ficou muito boa”, comentou Ciro Soares Gonçalves, que mora no local há 11 anos.


Ele questionou o prefeito sobre a falta de um nome formalizado para a via, e a numeração das casas. “Esse é um ponto que será resolvido à medida que formos avançando com a questão da regularização fundiária, um trabalho que abrange várias regiões do Maciço", antecipou-se Zancanaro.


Descendo pela rua Marcus Aurélio Homem, a rua geral da Serrinha, o prefeito ouviu de lideranças comunitárias o pedido para que a rua seja alargada, uma vez que o trajeto passou a ser utilizado como rota alternativa para deslocamentos entre a Trindade e o Centro nos momentos de trânsito intenso. Estreita e praticamente sem calçadas, a via fica congestionada com o volume de carros que recebe nos momentos de grande fluxo.


Da garagem da casa da moradora Doralícia Adão, protegendo-se da chuva que ficou intensa, o prefeito observou um muro de proteção que foi erguido depois que um carro desgovernado caiu sobre uma residência. “Por pouco ele não bateu em duas moças que estavam na rua”, comentou a moradora, reforçando o pedido de alargamento da rua e a necessidade de se fazer calçadas.


Segundo o secretário Domingos Zancanaro, algumas alternativas estão em estudo pelos técnicos da Secretaria, mas qualquer solução esbarra na grande quantidade de casas que ficam no limite da rua.


Devido à chuva que aumentou, a última parte das visitas, nas comunidades Caieira e Morro da Penitenciária foram canceladas, e devem ser remarcadas nos próximos dias. 


galeria de imagens