Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

09/04/2015 - Habitação
Hospital Nereu Ramos doa área para o Município
Secretaria da Habitação tem projetos para empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida e regularização fundiária do trecho já ocupado

foto/divulgação: Assessoria Habitação/PMF

Secretário Domingos Zancanaro e Dr. Antônio Miranda, diretor do Hospital Nereu Ramos

Em uma reunião realizada na quarta-feira (8), entre o secretário de Habitação Domingos Zancanaro e o diretor do Hospital Nereu Ramos, Antônio Miranda, foram discutidos e pré-acordados os termos da doação ao Município de Florianópolis de uma área que pertence à instituição. Trata-se de uma notícia que representa um salto na disponibilidade de áreas para os projetos habitacionais desenvolvidos pela Secretaria de Habitação, nesse caso tanto em relação à construção de novas moradias quanto à regularização fundiária.


A negociação foi iniciada em dezembro de 2014, quando Domingos Zancanaro formalizou a solicitação da área ao secretário Nelson Serpa, da Secretária de Estado da Casa Civil.


“A Prefeitura tem carência de novas áreas para colocar em prática sua proposta de construção de moradias populares, e o terreno em questão fica próximo de uma comunidade onde existem muitas moradias em áreas de risco, nas quais qualquer intervenção ou obra de infraestrutura corresponde a um custo muito elevado, com grande complexidade e necessidade de remoção de famílias. A possibilidade de construirmos novas unidades habitacionais em uma área bem localizada e que necessita de baixo investimento em contenção e infraestrutura pesou muito nessa solicitação junto ao governo estadual”, explicou Domingos Zancanaro.


De acordo com o diretor Antônio Miranda, a doação vem ao encontro da intenção que a instituição tem de proporcionar melhorias à comunidade em que o hospital está inserido. “A instituição concorda totalmente com a doação das áreas citadas pelo secretário Zancanaro. Já temos espaços formalmente cedidos ao município, onde serão construídas uma creche e a associação de moradores da Vila Santa Vitória, e o resultado final desse processo que acordamos hoje será bom para os moradores, para o município e também para o Hospital”, afirmou.


O diretor destacou que parte dessa área já é utilizada pela comunidade como forma de “cortar caminho” até a rua Rui Barbosa, no bairro Agronômica.

Pelo acordo, o Hospital Nereu Ramos cede ao município uma área total de aproximadamente 13.200 m², destinada a construção de unidades multifamiliares, continuação e melhoria da Servidão Joel Jorge e regularização fundiária de áreas já ocupadas com moradias. Como contrapartida, a instituição solicita ao município algumas melhorias em sua infraestrutura, que inclusive beneficiarão diretamente tanto a comunidade que se utiliza dos serviços do Hospital quanto as pessoas que vivem em seu entorno.


Um exemplo é a melhoria da via de acesso à instituição, e que passa também em frente ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, absorvendo grande fluxo de pessoas e veículos. A construção de calçadas e regulamentação do uso do espaço para estacionamento e circulação de carros e ônibus é, segundo a direção do Hospital Nereu Ramos, uma necessidade evidente, que ampliará a segurança das pessoas que passam pelo local. Parte dessas melhorias será conduzida por uma construtora, como contrapartida para a comunidade por um empreendimento edificado na região.


“Nada do que foi solicitado pela diretoria do hospital difere da proposta de melhoria para a comunidade que integra o plano de metas da Prefeitura. Por meio dos projetos de competência da Secretaria de Habitação, vamos viabilizar um projeto que garantirá uma melhor qualificação para toda a região, em termos de qualidade de vida, moradia e infraestrutura”, garantiu o secretário de Habitação.


Projeto


Além de Domingos Zancanaro, também participaram da reunião a arquiteta Juliana Hartmann Gomes e o engenheiro Rogério Miranda, que integram o corpo técnico da Secretaria de Habitação. Segundo Juliana, a ideia é otimizar ao máximo o espaço para a construção das novas moradias.


“Com a planta da área do hospital em mãos, vamos estudar o melhor uso da área. A proposta com a qual estamos trabalhando prevê a construção de edifícios com quatro andares, viabilizando pelo menos 72 novas unidades habitacionais. Tanto a área quanto a localização deste espaço são excelentes”, disse a arquiteta, que se mostrou animada com a perspectiva de implantar mais uma proposta de moradia popular. “Estamos com vários projetos e um ritmo de trabalho intenso na Habitação”, completou.


De acordo com o secretário, a próxima etapa é a formalização do processo entre as partes, para posterior envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei da doação das áreas em questão. “Vamos nos empenhar para agilizar essa formalização. Nossa intenção é podermos iniciar o quanto antes os trâmites para a efetivação do projeto habitacional”, disse.


galeria de imagens