Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

15/04/2015 - Habitação
Regularização fundiária tem plantão na Serrinha
Objetivo é agilizar processo; mais de 400 propriedades podem ser beneficiadas na comunidade

foto/divulgação: Assessoria Habitação/PMF

Presença maciça da comunidade na reunião de terça-feira (14)

Quase 180 pessoas aceitaram a convocação feita pela Secretaria de Habitação e compareceram na noite de terça-feira (14) à reunião na Casa São José, na Serrinha, para ouvir esclarecimentos sobre o processo de regularização fundiária que acontecerá na comunidade.


A mobilização para o encontro foi resultado de um trabalho que envolveu as assistentes sociais da Secretaria e lideranças comunitárias.


“A presença maciça dos moradores comprova a ansiedade da comunidade da Serrinha pela regularização das propriedades, e esse esforço empreendido pela Prefeitura  e conduzido pela Secretaria de Habitação vem como uma resposta às necessidades e desejos da população local”, afirmou o secretário Domingos Zancanaro.


Além do Secretário, do diretor de Habitação, Paulo Bastos Abraham, e de assistentes sociais da Secretaria de Habitação, representantes da empresa Iguatemi, contratada para a realizar o trabalho de cadastramento dos moradores e levantamento topográfico dos terrenos, também participaram da reunião, apresentando a programação dos trabalhos e explicando sobre os documentos que precisam ser providenciados para a continuidade e agilização do processo.


Na comunidade, são mais de 400 propriedades sujeitas à regularização, e para facilitar o andamento dos cadastros e coleta de documentos, a Secretaria de Habitação montou um esquema especial de atendimento, com plantões na comunidade, inclusive em horário especial, contando com a presença de assistentes sociais capacitadas a esclarecer dúvidas e direcionar os casos especiais.


“Vamos encontrar situações diferenciadas aqui na Serrinha. Há, por exemplo, o caso de pessoas estabelecidas em uma área de propriedade da Universidade Federal, e a solução deste impasse está em negociação com o município. Só depois disso será possível fazer o parcelamento da área e dar continuidade ao processo de regularização. Nessas situações será necessário um prazo um pouco maior, mas nenhum caso ficará sem ser apreciado. Justamente por isso programamos os plantões na comunidade, que são uma forma de facilitar o atendimento dos moradores que não têm condições de se dirigir à Secretaria de Habitação para tirar dúvidas ou entregar os documentos”, adiantou o secretário.  


Já no próximo sábado (18), as assistentes sociais estarão atendendo entre as 9 e 13 horas, na Casa São José, que fica na rua Marcus Aurélio Homem, 366. Nos dias 22, 23 e 24, entre 13 e 17 horas, a equipe estará atendendo aos moradores na Escola Desdobrada José Jacinto Cardoso, também localizada na rua Marcus Aurélio Homem (número 132). Além disso, também entre os dias 22 e 24, o atendimento estará disponível na Secretaria de Habitação (rua Tenente Silveira, 60, 4º andar, Centro), entre 13 e 18 horas.


Para o presidente da Associação de Moradores da Serrinha, Paulo Silva, a comunidade atendeu ao chamado para a reunião por entender a importância do processo, que corresponde a uma antiga reivindicação dos moradores. “Há anos esperamos por isso, e estamos todos animados com o que está acontecendo agora. A Secretaria tem estado de portas abertas para nossa comunidade, e acreditamos que trabalhando juntos vamos conseguir realizar este sonho, que é importante para todos os moradores e também para a Prefeitura.”  


galeria de imagens