Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

26/05/2015 - Habitação
Continuam reuniões do Conselho de Saneamento
Nesta semana, temas são proteção e controle dos mananciais e regularização e adequação dos sistemas alternativos

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Engenheiro paulo Elias de Souza, da Casan, falou sobre estudos de alternativas de novos mananciais

Nesta semana acontece a segunda etapa das reuniões técnicas promovidas pelo Conselho de Saneamento, com o objetivo de colocar em discussão os temas que serão abordados durante a I Conferência Municipal de Saneamento Básico do Município de Florianópolis. Programada para Julho, a Conferência será focada nos quatro grandes temas (Esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem e manejo das águas pluviais e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos) que integram os planos, metas e ações do Plano Municipal de Saneamento Básico, concluído em 2013.


Enquanto na semana passada o tema abordado foi o ‘Esgotamento Sanitário’, esta semana os representantes de diversos segmentos se reúnem para assistir apresentações e levantar questionamentos sobre o Abastecimento de Água, em discussões que vão explorar do marco regulatório à proteção e controle dos mananciais.


Na tarde de segunda-feira (25), a primeira apresentação foi feita pela Secretaria de Habitação, que além dos marcos regulatórios, esquematizou os instrumentos de regulação, fiscalização, participação e financiamento dos sistemas de abastecimento, feita por Alexandre Francisco Böck, geógrafo, que integra a equipe da Diretoria de Saneamento da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental.


Coube à Casan a apresentação mais longa, dividida em três assuntos diferentes: manutenção e expansão dos sistemas de abastecimento de água, estudos de alternativas de novos mananciais e diminuição do consumo e redução de perdas, conduzidas pelos engenheiros Rodrigo Maestri, Paulo Elias de Souza e Andreia May, respectivamente – todos do corpo técnico da Casan. A última apresentação da tarde foi feita pela engenheira sanitarista Vanessa da Cunha Rocha, da Diretoria de Vigilância em Saúde, que falou sobre controle e vigilância da qualidade da água.


“Na semana passada tivemos discussões bastante proveitoso sobre esgotamento sanitário, e nesta segunda rodada de apresentações não está sendo diferente. Estamos debatendo a partir de estudos e reflexões de entidades e profissionais que se dedicam a questões relacionadas ao saneamento da Capital, sob todos os aspectos. O seminário  tem se mostrado extremamente produtivo, e será a base para construirmos uma Conferência com a qualidade que desejamos e precisamos”, opinou o secretário de habitação, Domingos Zancanaro, que fez a abertura da tarde de discussões.


Nesta terça-feira (26), as apresentações e debates prosseguem, e serão explorados assuntos relacionados à regularização ambiental dos Sistemas de Abastecimento de Água, regularização e adequação dos sistemas de solução alternativa coletiva (SAC) e soluções alternativas individuais (SAI), e proteção e controle dos mananciais, e devem envolver, além da Secretaria de Habitação e Casan, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e o Ipuf.


Além das duas reuniões desta semana acontecerão anda mais quatro (duas por semana),  e todas começam às 14 horas, na sede do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon/Grande Florianópolis), que fica na avenida Rio Branco, 1.051, no Centro.


galeria de imagens