Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

26/05/2015 - Habitação
CadÚnico é tema de reunião na Ponta do Leal
Cadastros de moradores precisam estar atualizados quando a documentação for enviada à Caixa Econômica Federal, agente financiador do empreendimento na comunidade

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Secretário Domingos Zancanaro afirmou que equipe da SMHSA vai orientar moradores para agilizar o processo

A necessidade de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) foi o assunto principal da reunião realizada na noite de segunda-feira (25) na Ponta do  Leal. Em companhia da assistente social de referência da comunidade, Leyla Franzoni, o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, usou o encontro para prestar esclarecimentos sobre questões relacionadas ao cadastramento dos moradores que serão beneficiados com unidades habitacionais no Residencial Ponta do Leal, construído em parceria com a Caixa Econômica Federal por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).


Com entrega programada para fevereiro de 2016, o residencial possui 88 apartamentos, e será o segundo empreendimento construído em Florianópolis pelo MCMV (o primeiro é o residencial Jardim Atlântico, que deve ficar pronto em setembro de 2015).


“A Secretaria de Habitação tem um cadastro das famílias que residem na Ponta do Leal, e de acordo com o levantamento que realizamos, muitos já possuem o CadÚnico. Entretanto, alguns foram feitos há muito tempo e os dados não estão atualizados, o que será necessário no momento de enviarmos a documentação dos moradores para a Caixa Econômica Federal, agente financiador dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida. Vamos orientar e facilitar ao máximo esse processo, programando, inclusive, atendimento na própria comunidade, caso seja necessário ”, afirmou o secretário.


A assistente social Leyla fez uma breve apresentação sobre a importância do cadastro e os benefícios que os cidadãos têm garantidos com sua realização. “A partir dos dados registrados no CadÚnico o governo consegue obter dados socioeconômicos das famílias de baixa renda, e, assim, incluí-las em programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos”, explicou.


galeria de imagens