Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

09/06/2015 - Habitação
Reuniões do Saneamento terminam na quarta
O quarto eixo temático em discussão vai elencar proposições relacionadas à limpeza urbana e resíduos sólidos

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Os dois encontros desta semana encerram a etapa de reuniões preparatórias para a Conferência

Acontecem nestas terça e quarta-feiras as duas últimas reuniões técnicas preparatórias para a I Conferência Municipal de Saneamento Ambiental, que acontece entre os dias 22 e 24 de julho. Nas duas tardes, as discussões estarão concentradas no tema “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”, abordando desde a revisão do modelo institucional de regulação e fiscalização, a tecnologias de tratamento e triagem dos resíduos sólidos urbanos, com a inclusão social dos catadores.


As apresentações serão feitas por técnicos da Diretoria de Saneamento da Secretaria de Habitação, da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (Agesan) e da Comcap.


Entre os quatro eixos temáticos que serão abordados durante a Conferência, este é o que mais deve envolver a sociedade em geral, especialmente por tratar de um produto gerado no dia a dia, por todo e qualquer cidadão.


“Entre outras coisas, vamos tratar da redução da quantidade de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário. Trata-se de uma proposta alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída por Lei em 2010, e que tem como princípio a responsabilidade compartilhada entre administração pública, empresas e população. A cada ano, a administração municipal gasta em média R$ 23 milhões para que o lixo produzido aqui tenha transporte e destinação adequados”, disse o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, destacando a necessidade de se reduzir esses custos, totalmente cobertos com recursos da Prefeitura.


Segundo explicou o engenheiro sanitarista Elsom Bertoldo Passos, que integra a equipe da Secretaria de Habitação, os resultados de cada reunião preparatória estão sendo sistematizados e vão gerar documentos que devem funcionar como norteadores dos debates durante a Conferência. “Foram discussões muito produtivas, que resultaram em tópicos e propostas que precisam ser aprofundadas durante o evento, quando contaremos com uma ampla representatividade, envolvendo diversos segmentos da sociedade”, informou.


As reuniões começam às 14 horas, na sede do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon/Grande Florianópolis), que fica na avenida Rio Branco, 1.051, no Centro.


galeria de imagens