Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

16/06/2015 - Habitação
Famílias avaliam proposta para novas moradias
Projeto foi apresentado a moradores do Morro do Horácio que tiveram suas casas demolidas; novas construções podem ser iniciadas em breve

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Durante reunião na Secretaria de Habitação o projeto das novas moradias foi apresentado aos moradores

Na tarde de terça-feira (16), os irmãos Adriano, Cláudia e Deyse Prestes Mattos estiveram na Secretaria de Habitação para conhecer de perto a nova proposta de disposição para a construção de suas moradias. Vivendo no Morro do Horácio desde que nasceram, Adriano e Cláudia construíram suas casas no mesmo terreno em que a irmã, Deyse, morava com a mãe, dona Terezinha, e todos tiveram as casas demolidas para a realização de obras de infraestrutura na comunidade. Eles estavam acompanhados do presidente da Associação de Moradores, Adriano Santos Rodrigues, que teve acesso à proposta na semana passada.


De acordo com o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, o grande investimento realizado com a construção dos muros de contenção erguidos nas obras de infraestrutura justificaram a elaboração de um projeto arrojado, que contemple a construção de mais  moradias. “Nosso propósito foi otimizar o espaço e atender um número maior de moradores da comunidade, sem comprometer o espaço e a individualidade das pessoas”, explicou o secretário.


Elaborado pela arquiteta Juliana Hartmann Gomes, que integra a Diretoria de Habitação da Secretaria, o projeto comporta a construção de mais cinco novas moradias no lado direito da via, que vão se juntar às outras duas unidades modulares propostas para o lado esquerdo (uma delas já finalizada).


Durante a reunião na tarde de terça-feira, o projeto foi explicado em detalhes para Adriano, Cláudia e Deyse. Eles concordaram com a disposição das unidades, que possibilita que as três residências fiquem próximas e interligadas, mas ainda assim independentes. Adriano e Claúdia, inclusive, já assinaram o termo de aceite, e Deyse vai primeiro consultar dona Terezinha sobre o tipo de casa que deseja (modular ou de alvenaria), para então assinar o acordo. “É ela que vai decidir como e em qual localização será a casa em que vai morar”, explicou Deyse.


Uma das preocupações manifestada durante a reunião era relacionada ao prazo necessário para a construção das moradias, e de acordo com o secretário Zancanaro, assim que todos estiverem de acordo com a forma de execução do projeto o trabalho será iniciado. “Como toda obra, em determinados estágios dependemos totalmente do tempo, mas com certeza começaremos o mais rápido possível e vamos trabalhar com o propósito de entregar as casas aos seus moradores no menor espaço de tempo”, justificou.


A ideia é ter todos os termos de aceite até i fim da semana e iniciar a construção já na próxima semana.


galeria de imagens