Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

23/06/2015 - Habitação
Prefeitura entrega cinco novas moradias no Maciço
Quatro casas modulares são provenientes do convênio entre Prefeitura e Defesa Civil e uma de alvenaria foi construída com recursos do PAC

foto/divulgação: Mauro Vaz

Maria Isolete foi a primeira moradora do Maciço a receber as chaves na manhã de terça-feira

Cinco novas moradias foram entregues na manhã de terça-feira pela Prefeitura Municipal em comunidades do Maciço do Morro da Cruz: quatro casas modulares (que integram o lote de 20 moradias resultantes do convênio entre o município e a Defesa Civil estadual) e uma casa de alvenaria, construída com recursos do PAC. Desta vez, foram beneficiadas três famílias do Mont Serrat, uma do Jagatá e uma do Mocotó, que receberam chaves e documentos das mãos do prefeito Cesar Souza Junior e do secretário de Habitação, Domingos Zancanaro.


A maratona de entregas começou às 10h30, quando as chaves da primeira casa, localizada na servidão Amador Gonçalves, no Mont Serrat, foram entregues a Maria Isolete da Silva, de 51 anos, que vai viver ali com o marido, Eduardo Luiz Rosa, a filha e dois netos, Richard e Douglas, de 16 e 6 anos, respectivamente. Uma das mais antigas moradoras da rua, dona Isolete vive no Mon Serrat desde que veio de Lauro Muller, aos 10 anos. Na comunidade passou sua infância, casou, criou os filhos e viu a casa em que morava ser consumida pelo tempo, até ser condenada pela Defesa Civil.


“Sou testemunha do quanto ela precisava desta casa nova. O telhado da antiga estava muito ruim, a madeira toda podre, e no inverno o vento entrava pelas frestas. E ela merece, porque sempre foi trabalhadora e contava o dinheiro para cuidar dos filhos, sem poder fazer qualquer reforma”, contou a vizinha, Idlamar Maestri Freitas, que conhece a família desde que começaram a viver na comunidade. “Somos os vizinhos mais antigos aqui da comunidade, e todos se ajudam”, completou.


Feliz com a casa nova, Isolete diz que ficou mais tranquila também pelas melhores condições de acesso, que vão facilitar as idas do marido ao Cepon, onde ele se submete a sessões de quimioterapia para tratar de um câncer no intestino. “Enquanto estavam construindo a casa nova, ficamos morando com meu irmão, mas quando chovia era muito difícil tirar ele de casa porque o carro não chegava perto. Agora, o carro para aqui na porta, a casa é quentinha e aos poucos vamos deixar ela ainda mais arrumadinha, como a gente quer”, disse.


Ao entregar as chaves, o prefeito desejou que a nova moradia traga só felicidade à família. “Entregar uma casa para uma família que realmente precisa é gratificante. Trabalhamos por isso, e cada um de nós fica feliz em poder proporcionar, por meio do trabalho de toda uma equipe, um benefício para os moradores da cidade”, disse Cesar Souza Junior.


A segunda residência modular foi entregue a poucas quadras dali, na servidão do Encano, também no Mont Serrat. Os beneficiados foram Paulo Roberto do Nascimento e a esposa Izabel, que vão morar com três dos sete filhos do casal. Izabel contou que antes eles viviam com a mãe dela, no mesmo terreno, em condições precárias. “Era muito apertado e sem condições de viver bem, mas graças a Deus agora temos nossa casa própria e segura”, disse.

Na sequência, o grupo seguiu para a casa de Tânia Ferreira da Silva, que teve de esperar muito pela nova moradia, e infelizmente não pôde estar presente para receber as chaves, entregues à sua mãe, Terezinha. A casa de Tânia começou a ser construída há quase dois anos, mas a empresa que venceu a primeira licitação para construir as moradias de alvenaria no Maciço desistiu do contrato, e novo processo licitatório precisou ser instituído. Só depois de todo o processo legal e da contratação da nova empresa é que a construção da residência pôde ser reiniciada.


“Nos empenhamos muito para entregar esta casa o quanto antes, resolvendo o problema criado no menor espaço de tempo possível. Agora esta família vai viver em uma casa adequada, com espaço e condições de segurança para todos os moradores”, disse o secretário de Habitação.


As chaves foram entregues a dona Terezinha, que abrigava a família toda em sua casa, nos fundos do mesmo terreno. “Sempre lutamos para conseguir as coisas, e agradeço a Deus por esta bênção. Estava agoniada para isso acontecer, e graças a Ele este dia chegou”, disse a mãe de Tânia. “Então, vamos ao que interessa: aqui estão as chaves!”, completou o prefeito, pedindo licença para conhecer a casa por dentro.


Além de Tânia e do marido, os filhos dela, Luiz Felipe e Lizandra, com sua  pequena Maria Luíza, de 1 ano e oito meses, vão morar na casa de alvenaria.


A quarta casa entregue na manhã de terça-feira pertence a Nadir Scoz, uma bem-humorada moradora da servidão Furtado,  na comunidade do Jagatá. “Enquanto estavam construindo a minha casa, fiquei num espaço que meu sobrinho emprestou aqui do lado, acompanhando de perto o que eles faziam”, contou a beneficiada, brincando que levava muito café com leite para os operários para garantir que eles estivessem fortes o suficiente para trabalhar muito.


“Hoje, nem consigo achar uma palavra que seja bonita e que possa explicar certinho o que eu estou sentindo”, comemorava a risonha Nadir, que bateu um longo papo com o prefeito e o secretário, na frente de sua casa. “Deixo todo mundo entrar, mas antes todos vão ter que limpar os pés, porque tenho mania de limpeza”, contou.


Nadir contou que sempre sonhou que caminhava por um caminho estreito, e via as chaves da casa balançando na sua frente. “Era Deus, me mostrando que a minha casa estava vindo”, disse.


Já passava do meio-dia quando a quinta casa foi entregue. A última parada foi na comunidade do Mocotó. onde Ivete dos Santos, que também teve sua casa comprometida pelo estado de precariedade, comemorava ao lado da neta e da bisnetinha Nicole, de seis meses, a entrega da nova residência. “Prometo que não vou chorar de novo”, dizia já com os olhos marejados, olhando para o secretário Zancanaro.


“Na semana passada, quando começou a trazer os móveis para a casa, dona Ivete já chorava de emoção só de pensar na casa onde iria morar”, explicou o secretário. “Vemos aqui três gerações vivendo juntas”, emendou o prefeito Cesar Souza.


De acordo com o secretário de Habitação, já na próxima semana outras moradias serão entregues para famílias que residem no Maciço. “Serão mais duas casas no Mocotó, que beneficiam pessoas que viviam em situação de risco ou precariedade, além de uma terceira no Morro do Horácio, que será entregue para uma das famílias que tiveram suas casas demolidas para dar lugar a uma nova via que está em construção na comunidade”, contou o secretário.


galeria de imagens