Subsecretaria de Urbanismo e Serviços Públicos

18/08/2016 - Fiscalização
Vigilância ostensiva tenta inibir comércio ilegal
Ação da SESP visa a intimidar os ambulantes clandestinos

foto/divulgação: Caê de Castro/SESP

Presença da fiscalização intimida os clandestinos

 

Intimidar os ambulantes clandestinos que insistem em atuar na região central de Florianópolis. Este foi o objetivo da Operação SESP Presente, realizada nesta quinta-feira (18) com o apoio da Guarda Municipal. O principal objetivo desta ação não é a apreensão de mercadorias, e sim forçar estes vendedores irregulares a deixar o local. “Nós sabemos que em poucas horas todos eles vão estar de volta, mas neste tempo o prejuízo produzido já é considerável para cada um deles”, destaca o secretário da pasta, Wilson Vergilio Rabelo.


Durante a ação os fiscais aproveitam para verificar a documentação dos ambulantes que estão autorizados a atuar nas ruas de Florianópolis. Itens como a validade dos alvarás e local onde estão instalados são observados. Quando do ato da concessão cada um deles é informado do ponto exato onde poderá atuar. A previsão é de que em outubro a SESP abra novo edital para vagas nesta categoria. 


Segundo o Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade, a indústria brasileira teve em 2015 um prejuízo superior a R$ 30 bilhões por causa da concorrência desleal dos clandestinos. Isto representa cerca de R$ 9 bilhões não recolhidos de impostos, e que consequentemente deixam de ser investidos em serviços como saúde e educação.

 


galeria de imagens