Subsecretaria de Urbanismo e Serviços Públicos

24/08/2016 - Fiscalização
Comércio ilegal sofre ação dura da fiscalização
Sob a coordenação da SESP, operação teve o apoio da Policia Militar e da Guarda Municipal

foto/divulgação: Rafaela Martins/PMF

Fiscalização não vai dar trégua

Duas operações realizadas simultaneamente na região central da Capital no início da tarde desta quarta-feira (24) resultaram na apreensão de cerca de duas toneladas de produtos clandestinos. Parte deste material já estava sendo comercializado no entorno do Mercado Público. A maioria da mercadoria, entretanto, estava escondida em duas casas nas proximidades da avenida Mauro Ramos. As ações foram realizadas em parceria pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP), Guarda Municipal e Policia Militar, com apoio da Receita Federal e da Polícia Cívil.

Durante a operação na região do Mercado Público, foram detidos oito estrangeiros que estavam atuando no comércio irregular, a maioria deles por falta de documento e um por tentativa de agressão a um fiscal da SESP. Entre o material apreendido nas duas ações, estão celulares e outros componentes eletrônicos de procedência duvidosa, roupas de marcas famosas sem a devida comprovação de origem e outras mercadorias. 

Todos os produtos serão avaliados pela Receita Federal. Caso se confirme a existência de crime, será dado prosseguimento às investigações. Já os estrangeiros detidos serão encaminhados à Polícia Federal, que se encarregará de checar a situação dos mesmos no Brasil. Esta é a primeira vez que este tipo de procedimento é tomado no combate ao comércio clandestino na Capital. 

Para o secretário da SESP, Wilson Vergílio Rabelo, a participação da Policia Militar e da Guarda Municipal de Florianópolis nestas operações foi de fundamental importância para seu sucesso. Ele destacou também o fato de a Receita Federal e a Polícia Civil passarem a fazer parte do grupo de combate ao comércio clandestino. “Agora, estes ilegais e seus fornecedores sabem que nossa ação será firme e permanente”, garantiu o titular da pasta de Serviços Públicos.


galeria de imagens