home >
RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA

A Medicina de Emergência passou a ser considerada especialidade pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) e Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) em 2015/2016.

 

A proposta do Programa de Residência em Medicina de Emergência foi desenhada conforme as diretrizes adotadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e é embasada, na proposta da Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) e na experiência de outros programas já em funcionamento no país. Entretanto, algumas inovações e desafios serão implementados neste modelo já existente.

 

 O desafio proposto passa pelo entendimento da Medicina de Emergência não fragmentada, concebida e praticada em Rede. Os médicos residentes para além dos conhecimentos que permeiam a prática dos atendimentos em emergência irão vivenciar e estar familiarizados com diversos pontos da Rede de Atenção a Saúde, respeitando e reconhecendo a complexidade de cada um deles.

 

O Programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e está estruturado em atendimento pré-hospitalar, Unidade de Pronto Atendimento e Rede Hospitalar. Além disso, prevê carga horária na gestão dos Serviços de Emergência e em pontos de Atenção que fazem interface Rede de Urgência e Emergência.   

 

A carga horária total é de 8640 horas (60 horas/semanais), sendo 20 % da carga horária desenvolvidas em atividades teóricas (12 horas) e 80% em atividades práticas e teórico-práticas (48 horas). A duração do programa é de 36 meses.

 

São algumas das competências a serem desenvolvidas no Programa:

  • Liderar o atendimento nos diferentes níveis de gravidade em diversas áreas da medicina, tanto clínicas quanto cirúrgicas, incluindo desde o atendimento pre-hospitalar ao atendimento intensivo.
  • Atuar alinhado às leis, portarias e diretrizes do sistema de saúde nacional.
  • Compreender que o seu papel vai além das fronteiras assistenciais. 
  • Estar habilitado para coordenar um serviço de emergência, planejar seu dimensionamento de acordo com a população atendida e inseri-lo dentro da rede de atenção à saúde local.
  • Estar habilitado para atuar nos Serviços de atendimento pré-hospitalar incluindo normas, especificações e responsabilidades deste Setor.
  • Estar habilitado ao atendimento e prevenção de catástrofes, compreendendo um escopo de resposta padrão, técnico e efetivo para otimizar resultados. 
  
 

Documentos do Programa de Residência

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA CLIQUE AQUI!
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA CLIQUE AQUI!
MANUAL DO PROGRAMA (VERSÃO 2023) CLIQUE AQUI!
Trabalho de Conclusão de Curso
- Termo de Aptidão para execução do TCC - clique aqui!
- Modelo de Projeto do TCC - clique aqui!
- Termo de Ciência / Concordãncia do Orientador (clique aqui) e Coorientador (clique aqui) 
- Informativo para Cadastro na Plataforma Brasil - clique aqui!