Secretaria Municipal de Educação

27/03/2015 - Educação
UAB Florianópolis elege representantes
Votação para membros do conselho do polo será no dia 7 de abril

foto/divulgação: sme

Polo UAB Florianópolis

   A Universidade Aberta do Brasil, UAB Florianópolis, realizará no dia 7 de abril a eleição para escolher os novos membros para o conselho do polo. Deverão votar funcionários, alunos, tutores presenciais e representantes de instituições de ensino superior vinculados.

 

   As assembleias serão realizadas por categorias no Polo UAB Florianópolis, à Rua Ferreira Lima nº 82. Os funcionários votarão às 16h30. Às 17h30 será a vez dos representantes de instituições de ensino superior. Os alunos votarão às 18h30 e os tutores presenciais uma hora depois.

 

O que é

 

   A UAB é um sistema instituído pelo Decreto Federal n° 5.800, de 8 de junho de 2006, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

 

   A Universidade propicia a articulação dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as instituições públicas de ensino superior, para a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade a distância. A infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é requisito decisivo na seleção do Polo pelas Universidades.

 

Como funciona

 

   A Capes articula qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso no polo de apoio presencial, mantido pelo município. Os cursos são gratuitos e financiados pelo governo federal e planejados pelas universidades. Um Polo como o de Florianópolis pode receber cursos de várias instituições públicas de ensino superior, inclusive de outros municípios e estados.