Secretaria Municipal de Educação

home >

Calendário Letivo de 2024

Secretaria de Educação de Florianópolis divulga calendário letivo 2024

Diversos eventos estão marcados para o ano que vem. Entre os quais, o retorno do Congresso de Educação Básica para fevereiro e realização de Seminário de Alfabetização

 

Para o início  de 2024, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis  (SME) irá realizar o Congresso de Educação Básica, COEB, nos dias 1º e 2 de fevereiro. Já o começo do  ano letivo da rede municipal de ensino em escolas e creches está programado para 15 de fevereiro, uma quinta-feira.

 

Ainda em fevereiro, o calendário da SME prevê, de 19 a 21, o Seminário de Educação Integral. A ideia é buscar cada vez mais sintonia com os professores para garantir o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. 

 

SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO E FEIRA DE LIVRO INFANTIL

 

No dia 7 de março ocorrerá o Seminário de Alfabetização. Na ocasião, haverá o lançamento do Plano Municipal de Alfabetização, e ele nasce como mais uma ação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que é um programa do Governo Federal. De acordo com a secretária de Educação de Florianópolis, professora Fabricia Luiz Souza, nesse espaço de formação da educação básica, haverá  palestras voltadas para a educação infantil e fundamental, e também espaço de apresentação, de compartilhamento de práticas exitosas e de boas práticas na área da alfabetização. 

 

A Semana Municipal do Livro Infantil está garantida de 12 a 18 de abril. O evento, frisa  Fabricia Luiz Souza, estimula o gosto pela leitura e escrita. Além disso, visa ampliar o repertório sobre a literatura catarinense, informar sobre processos de produção de livros literários e refletir sobre a escolha de obras  de literatura para crianças.

  

INCLUSÃO E FESTIVAL DA CANÇÃO

 

No dia 22 de maio será realizado o Seminário de Educação Inclusiva  para formação de gestores e educadores  e para promover ainda mais o tema na rede de ensino.

 

O Festival Escolar da Canção terá uma segunda edição.  Em junho, o evento acontecerá nas diversas regiões da cidade. O  Festival conta com representantes de escolas básicas municipais, núcleos de educação infantil municipal, núcleos de EJA, sedes do Bairro Educador e de instituições conveniadas.

 

No mês de julho, entre os dias 13 e 28, será período de recesso escolar, e a volta para o segundo semestre letivo acontecerá no dia 29.

 

ROBÓTICA

 

Em agosto, de 26 a 30, as atenções se voltarão para a Semana de Robótica. Estudantes das 39 unidades da Educação fundamental poderão participar do primeiro “Torneio de Robótica”, através de equipes formadas pelos clubes de robótica das escolas. No último dia ocorrerá o TechDay na Escola  (Feira de Tecnologia). 

     

SAÚDE DE TODOS

 

Também será celebrado em agosto o Mês da Saúde do Escolar em toda a rede. Serão executadas diversas ações, como : Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Promoção da atividade física; Promoção da cultura de paz e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Prevenção de doenças negligenciadas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. 

 

Outros eventos da Saúde do Escolar estão relacionados à  Prevenção à Covid-19; Saúde ambiental; Saúde bucal; Saúde auditiva; Saúde ocular; Saúde mental; Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; e  Verificação da situação vacinal. Segundo a secretária, professora Fabricia Luiz Souza,  a Educação está empenhada em promover a saúde e a cultura da paz, fortalecendo a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.

  

CULTURA E CINEMA

 

Setembro será marcado, de 2 a 27, pela Mostra Cultural da Educação Básica. No mesmo mês, dia 21, acontecerá o Festival da Primavera da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) com música, dança, stand-up, declamação de poesia, diversas oficinas, jogos e brincadeiras.

 

Em outubro, acontecerá mais uma edição da Mostra de Cinema Infantil, do dia 10 ao 20. No dia 15 será feriado escolar em comemoração ao Dia do Professor. Já no dia 16, ocorrerá o Festival do Minuto da EJA, a Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

  

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

 

No mês da Consciência negra, novembro, a Secretaria de Educação realiza nos dias 20 e 21 o Seminário Étnico-Racial. Serão discutidos durante o seminário assuntos como a política da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), práticas pedagógicas de acordo com as diretrizes curriculares, os avanços na produção acadêmica e as perspectivas e desafios acerca da implementação da ERER na rede municipal de ensino.

 

Em dezembro, o término do ano letivo está marcado para o dia 20, sexta-feira, com recesso escolar começando no dia seguinte, 21.
Com mais de 40 mil estudantes, a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, é responsável por 85 núcleos de educação infantil, os Neims, 39 escolas e 25 locais de atendimento da Educação de Jovens, Adultos de Idosos, a EJA.



arquivos para download

Galeria de Imagens