Secretaria Municipal de Educação

home >

Educação a Distância - EaD

 

A formação em EaD (Educação a Distância) é uma modalidade de educação que pode contribuir para democratizar ações formativas e possibilitar o acesso a novos espaços de aprendizagem. Essa modalidade permite maior autonomia intelectual e flexibilidade na organização dos períodos de estudo. Além disso, promove a interatividade entre os estudantes, o conhecimento e o uso de novas tecnologias de Informação e comunicação. 
 

 

Apresentação

Os cursos surgem das demandas levantadas pelas Diretorias e Gerências da Secretaria Municipal de Educação e oferecem discussões acerca de temáticas integradoras e têm como finalidade principal o aperfeiçoamento, a valorização e a reorientação educativa.

 

 

Metodologia

Os cursos são desenvolvidos em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem — AVEA e dispõem de material didático específico. Cada curso terá a duração de 8 (oito) semanas. No primeiro e último dia do curso os encontros serão presenciais e obrigatórios e serão realizados no Centro de Educação Continuada no período das 18h30min às 21h30min.

Os cursistas contam com o auxílio de um professor articulador que irá mediar o processo de aprendizagem na utilização da plataforma MOODLE. O material didático do ambiente inclui Guia do cursista, Introdução a EaD e ao Ambiente Virtual e cadernos temáticos com os conhecimentos específicos de cada curso.

No decorrer do curso os participantes irão ler os textos indicados, interagir com as mídias audiovisuais e realizar as tarefas propostas em prazos previamente estabelecidos. Simultaneamente, a partir das orientações do professor articulador, irão desenvolver e apresentar um Plano de Ação Integradora no seminário final do curso.

 

 

Carga Horária

40 horas (6h presenciais e 34h a distância)

As atividades a distância serão desenvolvidas na Plataforma MOODLE. 

Os encontro presenciais serão realizados no Centro de Educação Continuada, no primeiro e último dia do curso, das 18h30min às 21h30min.

 

 

Oferta dos Cursos - 2017/2018

Em planejamento.