Secretaria Municipal de Educação

home >

Sinopses dos Espetáculos - SESC

Brincando de Bonecos

(Espetáculo de teatro de formas animadas)

É um espetáculo que estimula a criatividade e capacidade narrativa do espectador, composto por cinco quadros independentes. Com ausência de texto, o espetáculo se utiliza de músicas ao vivo e onomatopéias, além de outros sons usados pelas crianças durante suas brincadeiras. Os bonecos são de material reciclado, bonecos de luva, varas e objetos. Quando o espectador reconhece o material do boneco como algo comum a ele, algo que possui na sua casa e/ou escola e percebe como ele é utilizado em cena, se sente estimulado a fazer o mesmo explorando as possibilidades de utilização de objetos como brincadeira. Através da simplicidade, da brincadeira, do jogo, da música a peça mostra como é fácil inventar e contar história.

 

Ficha Técnica

Ator manipulador: Marcelo de Souza
Roteiro: Marcelo de Souza, Pedro Boneco Dias, Janice Pezzoti Confecção dos Bonecos: Teatro de Bonecos Gato no Telhado
Direção Geral: Marcelo de Souza

 

No Dorso do Rinoceronte

(Espetáculo de Música para Crianças)

Os compositores Emilio Pagotto e Silvio Mansani se debruçaram sobre o universo infantil e lançam O CD “No dorso do Rinoceronte - Música inteligente para crianças independentes”. Voltado para o público infantil e um refresco para os ouvidos de pais atentos, o CD explora diversas linguagens musicais, passeando pelo baião, pelo samba, pelo jazz, pela marchinha, criando uma atmosfera sobretudo lúdica, sem deixar de lidar com temas mais instrospectivos, como a tristeza. Procura fugir, assim, do didatismo fácil da “da boa mensagem”, sem cair em fórmulas simplistas e estereotipadas, preferindo os caminhos surpreendentes da música popular.

 

O encarte que acompanha o CD também não fica atrás. Com mais de uma proposta de intervenção pela criança, é de concepção da artista plástica Morgana Tesman. Há ainda dois aspectos do trabalho que somam enormemente para o bom resultado. Em primeiro lugar, para enriquecer a atmosfera musical, a gravação contou com a interpretação de alguns dos melhores músicos de Santa Catarina, tais como: Brasil Papaya, Samambaia, Cravo da Terra, Félixfônica, o Grupo Andara e os cantores Eduardo Hansch, Luiz Canela, Isabela Soares, Elizah e Lilian, além de músicos como os percussionistas UBrother, Rodrigo Paiva. Tal participação deu um colorido brilhante ao CD, com sonoridades e interpretações diferenciadas. Em segundo lugar, além das canções, o CD contém uma faixa interativa para computador com dois clipes animados feitos pelos artistas Gabriela Dreher e Luiz Porta para as músicas “A lenda do brilho da lua” e “Super-repolho”.

 

Circo e Poesia com Circoloko

(Espetáculo de Circo-Teatro)

O grupo tem suas raízes no movimento do Novo Circo, denominado de "Circo Contemporâneo", que se utiliza do teatro e da dança para criar espetáculos envolventes e lúdicos. Nesta performance eles colocarão em cena poemas de Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana.

 

Balaio de Histórias

(Espetáculo de Contação de Histórias)

Um balaio recheado de histórias de reis e princesas para crianças de todas as idades! Adaptação dos textos literários e contos populares: O anel, o pescador e o rei, conto popular na versão de Bia Bedran; A princesa e a ervilha, de Hans Christian Andersen; O Rei barbado, história cantada; A princesa que tudo sabia... Menos uma coisa, de Rosane Pamplona e Remendos com adivinhações, poemas e trava-línguas.

 

Contadora: Felícia Fleck

 

Faixa etária recomendada: a partir dos 6 anos.

 

Duração: 40 minutos.

 

Mil Horas Contando Histórias

(Espetáculo de Contação de Histórias)

O espetáculo “Mil Horas Contando Histórias” é conduzido pela contadora de histórias Cristina Magdaleno Lopes, que relembra adivinhas, quadras, ditos e conhecidas histórias da cultura popular, utilizando música, mímica e teatro de marionetes. No espetáculo são cantadas as histórias “Menina Bonita do Laço de Fita” (Ana Maria Machado), “Uma Trouxa de Cerejas” (Maria Puncel), “Joãozinho-Sem-Medo” (Ítalo Calvino) e outras de domínio público como “A Festa da Mariposa”, “A Estória de Dona Baratinha”, “Causos da Barra da Lagoa, contadas pelo Curupira”, “O Pescador", o Anel e o Rei”, “A Nau Catarineta”, “A Velha Bizunga” e “A Velha a Fiar”.

 

Morando em Florianópolis desde 1998, Cristina coordenou diversas oficinas de sensibilização de professores na Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, faz parte da equipe do projeto “Baú de Histórias” do Sesc/SC, compondo o Circuito Catarinense de Narrativas.