Secretaria Municipal de Educação

17/09/2013 - Educação
Escola do Alto Ribeirão ganha sala de geografia
O espaço concentra materiais que auxiliam o ensino da disciplina, como globo e mapas

foto/divulgação: Divulgação/SME

O professor Santiago Siqueira em aula na geo-sala.

A Escola Básica Municipal Batista Pereira, localizada no Alto Ribeirão, inaugurou um espaço exclusivo para o ensino da geografia. A sala permite a concentração de todos os materiais que auxiliam na abordagem da disciplina, como mapas e globo.

 

De acordo com o professor Santiago Siqueira, a nova aquisição permite criar novas oportunidades de aprendizado para os alunos, além da possibilidade de ampliar o acervo da sala com, por exemplo, amostras de rocha, solo e minerais.

 

O ambiente foi batizado de “Sala Milton Santos”, em homenagem ao doutor em geografia pela Universidade de Strasbourg, França. Milton destacou-se em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos sobre a urbanização do terceiro mundo.

 

Entre os projetos para serem realizados no espaço estão a aquisição de novos livros e um curso de formação de professoras dos anos iniciais, com o objetivo da alfabetização cartográfica. De acordo com Santiago, a ação auxiliará no ensino da criançada da Educação Infantil.

 

À aula inaugural estavam presentes professores da unidade, a diretora, Simone Vargas, a orientadora escolar Marli Marlene e alunos do 7º ano. O evento abordou a vida acadêmica e política de Milton Santos e a importância dos trabalhos do geógrafo.

 

O geógrafo


Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926. Aos 22 anos, tornou-se bacharel em direito e no mesmo ano publicou seu primeiro livro, “O povoamento da Bahia: suas causas econômicas”. Em 1956, começou a lecionar Geografia Humana na Universidade Federal da Bahia e dois anos depois tornou-se doutor.

 

O geógrafo deu aulas também na Universidade de São Paulo e na Universidade de Sorbonne, em Paris. Entre suas realizações, foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.

 

Das diversas honrarias que recebeu, em 1994 Milton ganhou o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud, conferido por universidades de 50 países.

 

Entre suas obras, “O espaço dividido” é considerado atualmente um clássico mundial que desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento urbano nos países subdesenvolvidos. O livro “Por uma outra Globalização” é referência em cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras.