Secretaria Municipal de Educação

05/02/2014 - Educação
Palestras e conferências fazem o brilho do COEB
Congresso de Educação Básica contou também com apresentação de trabalhos em três dias de evento

foto/divulgação: Leo Nogueira

Equipe de organização do evento

O COEB 2014, Congresso de Educação Básica, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, chegou ao fim. Mais de mil pessoas se inscreveram e puderam conferir as seis palestras e três conferências que integraram o evento, além de apresentações de trabalhos de  profissionais da rede municipal de ensino, nas modalidades Comunicação Oral de Pesquisa e Relato de Experiência.

Com o tema central educação integral, de segunda-feira (3) até a manhã desta quarta-feira (5), o Congresso foi realizado no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

O COEB contou com a participação de Ariana Cosme, autora de diversas obras nas áreas de ensino e aprendizagem, diferenciação pedagógica e atividade docente. Ariana fez a abertura das atividades, com a conferência “Educação Integral”. A profissional, que é professora da Universidade do Porto, Portugal, recebeu a aprovação geral do público.


“O COEB 2014 foi um sucesso, com certeza contribuiu muito para a formação dos profissionais da rede municipal, assim como os demais participantes. Nós tivemos excelentes palestrantes e congressistas, além da apresentação de trabalhos, o que demonstra a vitalidade da rede”, afirmou o secretário municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.


Outro destaque do congresso foi a participação da ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva. Ela abordou as “Políticas públicas na educação integral: aspectos legais, financeiros e pedagógicos”


O congresso também contou com a presença dos palestrantes Geovana Mendonça Lunardi, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Juares Thiesen, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; e Suely Amaral Mello, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista.


Para Marizilda Alves G. Araujo, diretora da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva, "o evento contribuiu para podemos ver as experiências de outras escolas e vermos se podemos aplicá-las na nossa unidade. Gostei muito da participação dos palestrantes e da apresentação dos trabalhos".


José Vicente de Freitas, com larga experiência em Educação Ambiental – desenvolvimento sustentável; a doutora em educação Rosângela Machado; Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música e Reinaldo Matias Fleuri, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, igualmente  fizeram parte do evento.


galeria de imagens