Secretaria Municipal de Educação

27/03/2014 - Educação
Escolas e pais fazem parceria de sucesso
Em unidades da Rede Municipal de Ensino, moradores têm contribuído para melhorias no espaço educativo

foto/divulgação: SME

Pais atuando na Escola José do Valle Pereira

A integração entre escola e comunidade é promovida com ações comuns entre professores, demais funcionários da unidade, alunos, pais e parentes. Os mutirões incentivam essa parceria, uma vez que é uma mobilização coletiva para melhoria do espaço educativo.

 

Exemplos desse movimento vêm das escolas municipais Virgílio Várzea, em Canasvieiras, José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, e do Núcleo de Educação Infantil Municipal Nagib Jabor, no Estreito.

 

Na Escola Virgílio dos Reis Várzea, quem tinha mais intimidade com o pincel foi escalado para pintar as mesas e cadeiras utilizadas por 102 crianças ligadas ao núcleo de educação infantil sediado no mesmo prédio da escola. Algumas cortinas precisavam ser instaladas. E foi o que ocorreu no trabalho conjunto.

 

A atividade, executada num sábado, contou ainda com o conserto de mesas de pingue pongue e colocação de redes na quadra esportiva. A horta de temperos também foi limpa pelos trabalhadores. Com a doação de mourões e telas pela comunidade, outra horta foi montada, para o cultivo de saladas, como alface, repolho e tomate.

 

Conforme Ildo Janir Turatti, diretor da unidade, “o trabalho é mais rápido com a ajuda das famílias; além disso, a escola não é do Município, e sim de cada comunidade”.

A horta escolar como instrumento de integração

A horta escolar está ganhando cara nova também no NEI Nagib Jabor. O núcleo, que está realizando o projeto pelo segundo ano, está preparando o terreno para reestruturar o plantio.

 

Na instituição, o empenho não é só dos profissionais, mas de voluntários como o senhor Horacio de Queiroz Ribeiro Lima, 68 anos, avô de uma das crianças, que ajuda intensamente nas melhorias do NEI.

 

“Venho com o maior carinho ajudar a fazer um ambiente bonito para as crianças. Além de me distrair, contribuo na economia da unidade, que pode gastar com outras coisas para o bem-estar dos pequenos”, afirma Horacio.

Pintando uma escola mais bonita


Vendo a necessidade de pintar a Escola Básica José do Valle Pereira, a diretora da unidade, Cristiane Sartorato da Silveira, buscou a ajuda dos pais que eram pintores. Todos se prontificaram e com o trabalho coletivo a instituição ganhou em pouco tempo uma nova cara em seus espaços internos.

 

Cristiane diz que “escola e comunidade precisam caminhar juntas, a unidade é aberta ao pessoal do bairro e todos precisam respeitar e cuidar do espaço”.

 

A diretora complementa: “A consciência de preservar o patrimônio público deve estar presente em todos os âmbitos do universo escolar. As depredações do espaço da escola devem ser combatidas e todos devem ser conscientes de sua participação na manutenção da rede física e dos equipamentos”.


galeria de imagens