Secretaria Municipal de Educação

22/05/2014 - Educação
Alunos envolvem-se com meio ambiente e história
Projeto da Brigadeiro Eduardo Gomes une também Ciências e Geografia

foto/divulgação: SME

Os estudantes, em Anhatomirim

A Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada no Campeche, desenvolve algumas práticas envolvendo educação ambiental e história - através do projeto interdisciplinar “Fortaleza de Santa Cruz – Ilha de Anhatomirim: espaço de múltiplos saberes” - que contempla as áreas de Ciências, Geografia e História. A coordenação é da professora Greyce Bressan. 

O projeto, que existe desde 2010, firmou uma parceria com a Escola do Mar de Florianópolis e com o Projeto Fortalezas da Ilha (UFSC). Desta forma, são realizadas atividades que abordam conceitos, práticas e características do ambiente marinho e costeiro, bem como aspectos associados à história de Santa Catarina e à educação patrimonial. 

A partir de estudos na Ilha de Anhatomirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer seu contexto histórico e os vários momentos em que a Ilha foi ocupada. 

Das oito turmas agendadas para este ano, já visitaram a Fortaleza de Santa Cruz dois grupos de alunos: no dia 7 de maio, uma turma de 7º ano (turma 71), e no dia 14 de maio um grupo composto por dois quintos anos, 45 alunos acompanhados por seis profissionais da Escola.

Na última visita, uma aluna cadeirante pôde participar da atividade, mesmo com a falta de acessibilidade em quase todas as construções da Fortaleza, desde a escadaria, que é o acesso principal, até os sanitários.

Apesar dos obstáculos, a aluna Beatriz Marta das Chagas contou com o apoio dos colegas e o empenho dos profissionais da escola para visitar todos os espaços da fortificação.


galeria de imagens