Secretaria Municipal de Educação

10/06/2014 - Educação
Alunos vão conhecer Kombi que vai à Copa
Alunos da Escola Jacinto Cardoso terão palestra sobre o projeto Manezinhos na Copa e Cozinha

foto/divulgação: sme

Manezinhos na Copa e Cozinha- de Kombi pelo Brasil

Nesta terça-feira, os alunos da Escola Desdobrada Municipal José Jacinto Cardoso, na Serrinha, receberão à tarde a visita de integrantes do projeto Manezinhos na Copa e Cozinha- de Kombi pelo Brasil.

Formado por quatro pessoas, o grupo irá percorrer dez sedes do mundial de futebol para divulgar empresas de Santa Catarina, comidas típicas, as belezas naturais e as principais festas das regiões do Estado. Das 13 às 14 horas, a criançada conhecerá como será essa aventura de 15 mil quilômetros.


Mas faz tempo que a escola está no clima da Copa. Na disciplina de Espanhol, é aproveitado o tema para trabalhar as cores das bandeiras e pesquisar os países que participam do campeonato e falam castelhano.


Na Educação Física, de acordo com a diretora Claudia Schiara, estão sendo resgatadas as brincadeiras como a troca de figurinha e bafo, além de ser estudado os tipos de bola e como eram antigamente.


Em sala de aula ainda a criançada estuda a localização geográfica dos países do mundial, estatística e probabilidade em relação a tabela de jogos, produção textual e o mascote da competição.


No programa Escola Aberta, que são atividades que ocorrem nos finais de semana na unidade, por meio da oficina de artes em papel, foram produzidos enfeites para decorar a escola de verde e amarelo.


Vai de Kombi


A bordo de uma Kombi, Roberto Vaz, Wilson Vieira, João Roberto e Pedro Maes, membros do projeto Manezinhos na Copa, partem no início da tarde de quarta-feira rumo a São Paulo. Na capital paulista, eles acompanham na quinta-feira o jogo Brasil X Croácia. Estarão também em Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

A previsão é que sejam gastos 50 mil reais para custear a viagem. Por isso, o grupo fechou alguns patrocínios que ajudarão a bancar o projeto.

O grupo analisa ainda a possibilidade de se deslocar para outras duas sedes da competição, no norte do país: Manaus (Amazonas) e Cuiabá (Mato Grosso). O problema é a distância e o tempo investido no percurso. Em Manaus, por exemplo, teriam que ficar cinco dias dentro de uma balsa. “Cinco dias em uma balsa é muito tempo sem manter contato com o público da Copa”, avalia Roberto.


Arreda do caminho que a bernunça quer passar

Em cada cidade, os integrantes do projeto irão distribuir folders, panfletos e informativos a respeito das potencialidades turísticas catarinenses. O enfoque é para cultura, folclore, comidas e festas e belezas naturais, além de buscar gerar novas oportunidades de negócios com a transmissão de informações a respeito de empresas do Estado.

Na bagagem, os manés levam também uma bandeira do Brasil de 261 metros quadrados (14,5 x 18). “Por onde formos, a bandeira será exposta”, diz Wílson Vieira. Além disso, há uma mascote: uma bernunça, elemento da brincadeira do boi-de-mamão. Uma espécie de bicho-papão, que engole tudo o que vê pela frente.

3,6 milhões de apaixonados por futebol


A estimativa do Instituto Brasileiro de Turismo (mbratur) é de que 600 mil turistas visitem o país e que 3 milhões de brasileiros circulem pelo território nacional para assistir aos jogos. A Copa do Mundo é apontada como o segundo maior evento esportivo do planeta, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos, que possuem diversas modalidades.


Na estrada desde 1996


Roberto Vaz é engenheiro e escritor. Ele já esteve de Fusca nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Estados Unidos. A experiência o fez publicar o livro “Na Trilha das Américas – Atlanta 1996”. Com um fusca 1975, percorreu 16 países e mais de 4 mil quilômetros nas três Américas. De retorno ao Brasil, relatou na obra como foi o desafio de viajar, dormir e comer a bordo de um carro tão compacto.

Em 1998, encontrava-se novamente na estrada, em solo europeu. Em uma Kombi, rumava para a Copa do Mundo, na França. Foi assim que nasceu mais um livro: “Conhecendo o Velho Mundo”, quando Roberto visitou 20 países.

Na ocasião, também foi um mensageiro da natureza, levando consigo um manifesto ecológico que foi assinado por representantes de diversas nacionalidades. O documento conclamava para preservação ambiental, com destaque especial para a maior floresta tropical do mundo, a amazônica.

Conforme Roberto, a andança pelo Brasil pode render uma nova obra ou um vídeo.

Serviço

O quê: Apresentação do projeto Manezinhos na Copa e Cozinha- de Kombi pelo Brasil

Quando: nesta terça-feira, dia 10

Horário: 13h-14h

Local: Escola Desdobrada Municipal José Jacinto Cardoso

Público: 130 alunos do primeiro ao quinto ano

Endereço: Rua Marcus Aurélio Homem, 132, Serrinha