Secretaria Municipal de Educação

01/07/2014 - Educação
Creche usa lendas marinhas para ensinar diferenças
Um bom exemplo vem da unidade municipal Cruz e Sousa

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Professora Daiana com o pequeno DuDu

O grupo ‘Descobridores dos 7 mares’, formado por crianças de 4 a 5 anos da Creche Poeta João da Cruz e Sousa, está trabalhando o projeto ‘Encantos do Fundo do Mar’. O objetivo é  mostrar que é dessa imensidão de água que muitas famílias tiram seu sustento.


São exploradas as espécies de peixes encontrados no litoral catarinense e os animais aquáticos. Figuras lúdicas não ficam de fora do imaginário da criançada: aparecem sereia e pirata.

O pirata se destacou nas brincadeiras. Foram aproveitadas as características do personagem - que tem uma perna de pau, um gancho no lugar de uma das mãos e só enxerga por um olho - para serem discutidas as diferenças, relacionando-as com as das pessoas com necessidades especiais.


A conversa contribuiu para que os pequenos compreendessem melhor as necessidades do colega com paralisia cerebral do grupo. Cada criança escolheu um tipo de deficiência para desenhar e escrever sobre ela. Depois, foi montado um mural.


As aventuras e lutas que os piratas travavam para conseguir tesouros, inclusive com animais ferozes, como crocodilos e tubarões, também entraram em debate.


É partindo do lúdico, do concreto, que profissionais da Creche Cruz e Sousa desenvolvem  ações e atividades. Desta forma, os pequenos se entregam à curiosidade e à diversão e aprendem conceitos como o respeito às diferenças.


O projeto ‘Encantos do Fundo do Mar’ está sob a coordenação  das professoras Daiana Mendes Pereira Martins, Andreza Mirian Bento da Cunha, Carla Cristina Fiorini e Agatha Bernardo Gonçalves


galeria de imagens