Secretaria Municipal de Educação

02/07/2014 - Educação
Prefeitura faz campanha contra cerol em pipas
Material cortante provoca mortes e danos à rede elétrica

foto/divulgação: Arquivo: SME

Campanha vai de 7 a 12 de julho

A população de Florianópolis tem a tradição de soltar, empinar pipas. A brincadeira que enche o céu com diversas cores pode provocar, no entanto, acidentes fatais se a linha da pandorga tiver cerol, uma mistura de cola com vidro moído.

 

A linha causa ferimentos nas pessoas, sendo os motociclistas as principais vítimas. O pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido à falta de proteção.

 

A rede elétrica também sofre com as pandorgas. Ao ficarem presas aos fios, são muitas vezes responsáveis por curtos-circuitos. Além disso, quem tentar retirar o brinquedo dos fios pode receber uma descarga elétrica.

 

Para alertar crianças, jovens e adultos sobre o perigo do uso de cortantes nas linhas, a Secretaria de Educação da Capital irá realizar nas escolas e creches uma semana de prevenção batizada de “Soltar pipa sem cerol também é legal”. Com palestras, teatros e orientações, as atividades ocorrerão de 7 a 11 de julho.

 

A iniciativa tem o apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), Sesc, Fundação Franklin Cascaes, Secretaria Municipal do Continente e Tractebel.

 

O secretário Rodolfo Joaquim Pinto a Luz observa que “não queremos que a criançada deixe de soltar pipas, que é uma brincadeira saudável. Queremos que a brincadeira seja feita sem cerol e em lugares seguros, como, por exemplo, longe da rede elétrica”.

 

Festival de pipas

 

A campanha de conscientização será encerrada com um festival de pipas, no dia 12 de julho, sábado, na Beira-mar Continental.  Haverá atividades culturais e orientações sobre a forma saudável da brincadeira.

 

O evento está programado para o período das 9 horas ao meio-dia. Presenças garantidas do Corpo de Bombeiros, fanfarra da Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso e do setor de entretenimento do Sesc. O músico Valdir Agostinho fará um show.


Leia mais: Pipas devem ser empinadas com segurança

              Cerol em linha de pipa pode cortar vidas


galeria de imagens