Secretaria Municipal de Educação

13/11/2014 - Educação
Mesa de debate continua atividades do Seminário Internacional
Evento promovido pela SME e pelo BID terminará nesta sexta (14)

foto/divulgação: Divulgação

Debate iniciará segundo dia de seminário.

Nesta sexta-feira, o segundo dia do “Seminário Internacional: avaliação e políticas públicas na promoção da educação infantil de qualidade”, começará às 8h30. Haverá mesa de debate sobre as “Experiências de avaliação na educação infantil” mediada por Erni Seibel, professor da UFSC.

 

Participarão da mesa a especialista em educação, Aimee Verdisco, do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Ângela Maria Scalabrin Coutinho, professora da Universidade Federal do Paraná; e Eliana Maria Bhering, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas - FCC, de São Paulo.

 

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo BID está acontecendo no Hotel Maria do Mar, na Rodovia João Paulo, 2285, em Florianópolis.

 

Erni Seibel


Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Ciencia Politica - Freie Universität Berlin (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Aimee Verdisco


É integrante do Banco Internacional do Desenvolvimento há 13 anos. Desde 2011 é Especialista na Área de Educação. Possui PhD em Políticas Públicas pela State University of New York, em Buffalo.

 

Ângela Maria Scalabrin Coutinho


É graduada em Pedagogia - Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui Mestrado em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Estudos da Criança na área da Sociologia da Infância pela Universidade do Minho. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

 

Eliana Maria Bhering

 

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil pela Universidade de Londres, doutorado em Educação - University of London e Pós-Doutorado pela UFF/RJ. Atualmente é Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC), e Professora Adjunta II da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Exemplo internacional

 

A Prefeitura Municipal de Florianópolis tornou-se a primeira do país a receber um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento para aplicar exclusivamente na área da Educação. O contrato, no valor de U$ 58 milhões 860 mil, foi assinado neste ano. Com o dinheiro, serão construídas creches, escolas, centros de educação integral e modernizada a rede de ensino. Em contrapartida, igual quantia financeira deverá ser investida no setor pela prefeitura.

 

O BID decidiu apostar em Florianópolis devido a uma pesquisa encomendada pelo órgão e pelo Ministério da Educação. Realizada pela Fundação Carlos Chagas, dentre várias capitais, a pesquisa apontou o município com o melhor índice de qualidade na educação infantil. O banco quer que a capital catarinense transforme-se agora em exemplo internacional em ensino com crianças até 14 anos.