Secretaria Municipal de Educação

13/11/2014 - Educação
Política pública educacional é tema de palestra
Atividade faz parte do Seminário Internacional de Educação Infantil

foto/divulgação: Divulgação

Palestra finalizará as atividades do seminário,

Finalizando o “Seminário Internacional: avaliação e políticas públicas na promoção da educação infantil de qualidade”, Adriana Bauer, professora da Universidade de São Paulo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas - FCC, abordará o tema “Avaliação e monitoramento de políticas públicas educacionais: estratégia de garantia do interesse público”. A atividade será ministrada nesta sexta-feira (14), às 11h50.

 

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o evento  está acontecendo no Hotel Maria do Mar, na Rodovia João Paulo, 2285, em Florianópolis.

 

A palestra

 

A palestra irá abordar propostas de avaliação e monitoramento da Educação Infantil que se inserem na temática da avaliação das políticas públicas e dos programas, estratégias ou ações, que as concretizam. Também serão debatidas as mudanças e desafios inerentes à avaliação e ao monitoramento de programas e projetos educacionais, partindo da análise de marcos conceituais importantes na discussão dessa temática.

 

 

Adriana Bauer

 

Adriana Bauer possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação educacional, política educacional e formação de professores. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 

 

Destaque entre as capitais 

 

A Prefeitura Municipal de Florianópolis tornou-se a primeira do país a receber um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento para aplicar exclusivamente na área da Educação. O contrato, no valor de U$ 58 milhões 860 mil, foi assinado neste ano. Com o dinheiro, serão construídas creches, escolas, centros de educação integral e modernizada a rede de ensino. Em contrapartida, igual quantia financeira deverá ser investida no setor pela prefeitura.

 

O BID decidiu apostar em Florianópolis devido a uma pesquisa encomendada pelo órgão e pelo Ministério da Educação. Realizada pela Fundação Carlos Chagas, dentre várias capitais, a pesquisa apontou o município com o melhor índice de qualidade na educação infantil. O banco quer que a capital catarinense transforme-se agora em exemplo internacional em ensino com crianças até 14 anos.