Secretaria Municipal de Educação

04/02/2015 - Educação
Participação das famílias na educação é discutida no COEB
Professora da rede municipal apresentará relato de experiência

foto/divulgação: SME

Crianças da Creche Fermínio

   Professora do Núcleo de Ensino Infantil Zilda Arns, no bairro Carianos, Andréia do Carmo participará da quinta edição do COEB com o trabalho intitulado “A participação das famílias como parâmetro de qualidade na educação infantil”, realizado na unidade em parceira com Marlise Oestreich, Diretora, e Joice Jacques da Costa Pereira, Supervisora Pedagógica. A apresentação será nesta quarta-feira (04), às 13h30. Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, o Congresso de Educação Básica está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina

 

O trabalho


   Conforme indicam as legislações a respeito da gestão democrática, foram estabelecidas ações que aproximam as famílias, buscando fortalecer o compartilhamento na educação das crianças de 0 a 5 anos. O objetivo deste percurso foi buscar a aproximação com as famílias e educadores, como torná-las protagonistas e quais as possibilidades de participação, visando compartilhamento da educação das crianças. Como procedimento didático, foi aplicado um questionário. Os dados obtidos serão utilizados para planejar as ações.

 

   A análise pontual revelada ao longo do trabalho permite propor algumas considerações sobre a participação. Nas análises dos debates entre profissionais, os diversos pontos de vista sobre participação, sobre o quanto e como ela deve ser considerada no âmbito das relações educativas, geraram a necessidade de estudos em maior profundidade. O que significa participação do ponto de vista das famílias e dos profissionais tem norteado este trabalho. Conforme Bondioli e Donatella (2013), em relação às famílias, seriam estas vitimas um mal necessário, consumidoras ou de fato parceiras? Neste sentido a participação é entendida como processo de negociação da reflexão e da ação, tomando consciência dos pontos de vista distintos. A qualidade se faz participando, envolvendo todos os “atores sociais” na construção compartilhada de uma identidade, sendo assim esta a proposta, ainda que inicial desta unidade educativa.