Secretaria Municipal de Educação

04/02/2015 - Educação
Gestão escolar em pauta no COEB
Professoras da rede municipal compartilham experiências no segundo dia de evento

foto/divulgação: SME

Aulos da Escola Adotiva Liberato Valentim

   Marizilda Alves Gonçalves Araújo e Rosângela Kittel, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, darão continuidade à apresentação de trabalhos no segundo dia do COEB. Elas compartilharão suas experiências na unidade com o relato “Gestão Escolar Compartilhada: entre desafios, desistências e muita persistência”, nesta quarta-feira, às 13h30.

 

   O Congresso de Educação Básica está em sua quinta edição, que tem como tema “A Indissociabilidade na Educação Básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas”. O evento está ocorrendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Resumo do trabalho


   “Ser uma escola reconhecida pela sua gestão compartilhada e referência em práticas educacionais inovadoras”, é assim que a Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva/EBIAS, se apresenta para sua comunidade ao definir sua missão. O compartilhamento da gestão escolar acompanha o movimento desta escola há muitas gestões, mas em 2011 ele foi oficializado com a adoção de procedimentos administrativo-pedagógicos que institucionalizaram a prática, com a instalação permanente do Fórum de Articulação e Coordenação escolar/FACE. De caráter consultivo e deliberativo, é presidido pela Direção Escolar e reúne profissionais representantes dos diferentes setores da escola, como: equipe pedagógica, secretaria escolar, biblioteca, sala multifuncional, laboratório de ciências, sala informatizada e coordenadores de projetos que estejam em execução na escola.

 

   Em sistema colegiado, reúnem-se semanalmente nas dependências da escola, as segundas-feiras após o intervalo escolar da tarde. É uma forma de organizar a semana, distribuindo tarefas e dando ciência ao grupo sobre os encaminhamentos do período. Constitui-se num importante espaço de aprendizagem e exercício da democracia, exigindo muita disciplina do grupo, pois a rotina da escola com frequência nos afasta do planejamento e nos conduz a inoperância do tarefismo. Por isso há previamente indicada uma dupla de coordenadores para as reuniões, que em sistema de rodízio, devem preparar a pauta, organizar o ambiente, conduzir a reunião, realizar o registro e dar conhecimento dele ao grupo de professores e profissionais da escola. Esta interlocução é realizada por e-mail, ao término dos encontros, podendo o grupo contribuir com sugestões e participar da construção da pauta da próxima semana. Bimestralmente são realizadas reuniões de avaliação geral.