Secretaria Municipal de Educação

04/02/2015 - Educação
Gestão democrática na Educação infantil é discutida no COEB
Trabalho foi desenvolvido no Núcleo Municipal de Ensino Infantil Campeche

foto/divulgação: SME

Crianças da Creche Poeta João da Cruz e Sousa

   A apresentação de trabalhos continua no segundo dia do COEB, Congresso de Educação Básica. Melissa Weber de Oliveira e Alessandra Garcia Campos, do Núcleo Municipal de Ensino Infantil Campeche compartilharão experiências no evento. Elas falarão sobre “O desafio da gestão democrática na Educação Infantil: PPP e Indicadores de Qualidade”, nesta quarta-feira (04), às 13h30.

 

   A quinta edição do COEB, realizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis, está ocorrendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Resumo do trabalho


   Articulando o trabalho da Unidade Educativa e da Secretaria de Educação, através dos encaminhamentos a respeito da gestão democrática, a equipe da unidade viu a necessidade de organizar o Projeto Politico Pedagógico (PPP), utilizando para isto os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC, 2009).

 

  O PPP começou a ser reformulado, e três aspectos formaram a etapa inicial: o diagnóstico, os indicadores educacionais e a proposta pedagógica. Buscou-se qualificar o PPP como um instrumento orientador e formulador de problematizações acerca das propostas pedagógicas desenvolvidas na Unidade Educativa. Como procedimento didático, foram realizadas a coleta de dados utilizando questionários junto às famílias e a posterior tabulação destes dados.

 

   Foram aplicados os Indicadores de Qualidade junto aos profissionais, e realizadas discussões coletivas acerca das orientações sobre planejamento, registro e avaliação. Este trabalho se efetivou no 1º e 2º semestre de 2014, tendo como publico alvo as famílias e os profissionais do NEI Campeche.

 

   Através dos Indicadores de Qualidade, o PPP foi reformulado com vários indicativos que devem ser pensados nas propostas pedagógicas. A equipe reorganizou as orientações acerca do planejamento/registro/avaliação, estabelecendo critérios a serem observados, assim como a estrutura básica e prazos, instrumentalizando e qualificando a mediação da coordenadora junto aos profissionais.