Secretaria Municipal de Educação

04/02/2015 - Educação
COEB discute Educação de Jovens e Adultos
Trabalho apresentado abordou o uso de tecnologia com alunos do Núcleo EJA Saul I

foto/divulgação: Leo Nogueira

Alunos da Escola Anísio Teixeira

  A Educação de Jovens e Adultos também estará em pauta no COEB, Congresso de Educação Básica. Deisi Cord e Rosane Maria Kreuch, do Núcleo EJA Saul I, na Costeira, apresentarão o trabalho intitulado “O uso de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) em uma turma de I Segmento da EJA: construção de saberes, afirmação de identidades.” A exposição será nesta quarta-feira (04), às 13h30.

 

   O objetivo do trabalho é apresentar a experiência com a produção de conteúdo digital (vídeo) em uma turma de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos com estudantes entre 16 e 72 anos. As atividades foram desenvolvidas entre julho e outubro de 2013.

 

Tecnologia na educação

 

   Visando ampliar o número de matrículas na modalidade, foi promovida uma “experiência tecnológica”: desenvolver um convite àqueles que não concluíram sua escolarização no ensino fundamental para que se encorajassem a voltar a estudar na EJA. O roteiro contemplava falas em três diferentes momentos: quem sou eu; como foi minha relação com a escola; e a EJA na minha vida hoje.

 

   O trabalho resultou em um processo pedagógico de construção de saberes e afirmação de identidades, com vistas ao exercício da palavra — e da cidadania, ao cabo. Ratificou as potencialidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ao permitir a sujeitos em processo de alfabetização se (re)conhecerem como autores, criadores de um conteúdo inédito e tão importante para outros. Desaparecia, ali, sua condição de pouca escolarização.

 

   A produção de conteúdo digital na EJA teria a dupla função de ampliar as possibilidades de circulação dos próprios estudantes em um mundo letrado e altamente tecnológico e também ampliar sua participação cidadã em uma sociedade cada vez mais encharcada de processos de informação e comunicação. São questões implicitamente impregnadas de conexões coletivas, tais como rede, cooperação, colaboração, parcerias, enfim.