Secretaria Municipal de Educação

04/02/2015 - Educação
Projeto envolvendo música é apresentado no COEB
Atividade foi realizada na EBM Batista Pereira

foto/divulgação: SME

Crianças de Escola Antônio Paschoal Apostolo

   O projeto interdisciplinar envolvendo músicas das cinco regiões do Brasil, realizado na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Alto Ribeirão, será apresentado no Congresso de Educação Básica, COEB, nesta quarta-feira, às 13h30. Intitulado “As regiões brasileiras: Um projeto musical interdisciplinar”, o trabalho resultou da parceria entre os professores Ricardo Pinho, Cristiano Carli, Rochele Vaucher, Patrícia Arcoverde, Rose Pinheiro Aguiar e Silva, Bruno Zilioto, Tiago Coelho Lima e Elika da Silva.

 

   A quinta edição do COEB está sendo realizada no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento é promovido anualmente pela Secretaria de Educação de Florianópolis.

 

   O trabalho relata a atividade realizada no ano letivo de 2014 com duas turmas de sétimo ano, cujo tema central foram as cinco regiões brasileiras. Estiveram envolvidos oito professores e cinco disciplinas: História, Música, Geografia, Educação Física e Ciências com o apoio do Laboratório de Informática nas pesquisas e registros. O objetivo foi inserir os alunos na diversidade étnica, cultural e ambiental do Brasil proporcionando um “passeio” através da música, da história, das ciências e da geografia, fornecendo a contextualização necessária para a criação de “pontes” de entrelaçamento do conhecimento, buscando a interdisciplinaridade.

 

Música na escola


   Nas aulas de música, os alunos executaram na flauta doce, no violão, no teclado, na percussão e no canto as canções: Por Enquanto de Renato Russo, Barra da Lagoa de “Neco”, Asa Branca de Luiz Gonzaga, Koi Txangaré dos índios Ladei-Suruí e Trenzinho Caipira de Heitor Villa-Lobos, correspondentes a cada uma das Regiões Brasileiras. Em Ciências foi realizado um trabalho de reconhecimento e valorização da biodiversidade para o equilíbrio ecológico nos biomas brasileiros e a sustentabilidade. Em História foi problematizada a colonização portuguesa do Brasil e foram discutidas as especificidades regionais e temporais do processo, oferecendo assim referências para os alunos entenderem e valorizarem as diferenças econômicas e culturais de cada região.

 

   Em Educação Física os alunos pesquisaram as manifestações culturais, principalmente referente a cultura do movimento: danças, jogos e brincadeiras. Em geografia foi trabalhado a formação territorial, características do povo brasileiro, distribuição da população, condições de vida (IDH), urbanização, migrações e degradação ambiental. Através do trabalho realizado, os profissionais envolvidos perceberam a importância do diálogo, da troca na sistematização dos conteúdos, apresentando assim diferentes olhares diante do objeto do conhecimento.