Secretaria Municipal de Educação

04/02/2015 - Educação
Cultura açoriana é tema de trabalho apresentado no COEB
Projeto foi desenvolvido na EBM Brigadeiro Eduardo Gomes

foto/divulgação: Divulgação

Aluna da Creche Clair Gruber

   Professoras da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, Ana Lúcia Machado e Greyce Bressan apresentarão no COEB o relato de experiência do projeto “Fantástico da turma 41”, realizado na unidade com alunos do quarto ano. A explanação será nesta quarta-feira (04), às 13h30. O Congresso de Educação Básica é promovido anualmente pela Secretaria de Educação de Florianópolis e está em sua quinta edição. O evento ocorre no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

   Dos primeiros habitantes, ao colono açoriano, muitas histórias e aventuras fizeram parte deste cenário. Com a vinda dos açorianos, nova identidade se constitui na Ilha, agora recheada de traços de linguagem, de formas de produzir a vida, de resistir às doenças, de explicar o entorno.

 

   Foi, então, que “Vassoura bruxólica”, texto de Cascaes, entrou em cena e a partir dele, algumas indagações: Quem foram os açorianos? De onde vieram? Por que vieram? Como viviam em sua terra natal? Quais elementos da cultura nos trouxeram? Quais elementos ainda permanecem? Como adaptaram seus conhecimentos ao novo lugar? Quem foi Franklin Cascaes? Onde nasceu? Como viveu? O que nos ensinam seus registros e sua arte? O que desejava o folclorista com seu acervo?

 

Resgatando a cultura açoriana


   O projeto teve como objetivo geral resgatar a cultura de base açoriana em seus aspectos sociais, econômicos, artísticos e religiosos através de pesquisas e estudos da obra de Franklin Cascaes, de atividades cooperativas e interativas, de leituras e produções de diferentes gêneros textuais e do uso de diferentes tecnologias digitais.

 

  Entre outras questões, também possibilitou desenvolver discussões sobre o artista Franklin Cascaes e sua obra, vida e produções; pesquisas histórico-geográficas, situando no tempo e no espaço os colonizadores açorianos, sua cultura e tradições; estudo dos elementos de linguagem presentes na obra de Cascaes; visitas e registros fotográficos de espaços históricos. As produções das crianças que se davam no processo, produção de lendas, desenhos, fotografias, improvisações e ensaios cênicos foram, assim, socializadas no blog da turma intitulado “ofantasticodaturma41.blogspot.com”. A culminância do processo deu-se na Mostra de Trabalhos, em novembro com a apresentação cênica realizada pelas crianças de “Salão de festa das bruxas de Itaguaçu”, momento em que o trabalho foi apreciado pela comunidade escolar.