Secretaria Municipal de Educação

04/02/2015 - Educação
Projeto apresentado no COEB promove cuidados com o meio ambiente
Trabalho foi realizado no NEI Nagib Jabor

foto/divulgação: Divulgação

Criança do NEI Nagib Jabor

O relato de experiência “Conhecer para preservar”, do Núcleo Municipal de Educação Infantil Nagib Jabor, no Estreito, será apresentado no COEB 2015, nesta quarta-feira (04), às 13h30. O projeto foi desenvolvido na unidade pelos professores Elisangela Aparecida Carvalho , Maria de Fátima de Medeiros Espíndola, Rosenei Ferreira de Lima e Maria Elisete da Silva. O Congresso de Educação Básica está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina e é promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis.

 

O “Conhecer para Preservar” é voltado para as questões do meio ambiente. Teve início em 2013 atende 195 crianças com idades entre 1 a 6 anos. Trata-se de um projeto coletivo, coordenado pelas professoras auxiliares de ensino que tem a função de substituir as professoras na hora atividade das mesmas. Em função dessa nova demanda foi construído um planejamento comum entre essas profissionais que fosse ao encontro da proposta dos Núcleos da Ação Pedagógica proposto pelas Diretrizes da Educação Infantil de Florianópolis.

 

Preservação da natureza

 

O objetivo da ação é sensibilizar as crianças, profissionais e famílias sobre a importância da preservação do meio ambiente, conhecendo, vivenciando e criando atitudes que permitam uma nova reflexão na relação com a natureza. O projeto possui quatro eixos, sendo eles: preservação e uso dos recursos naturais; a redução, reciclagem e reaproveitamento dos resíduos; plantio e ornamentação dos espaços naturais da unidade; e vivências em espaços fora da unidade educativa que possam possibilitar experiências significativas das crianças na relação com a natureza.

 

No ano de 2014, algumas ações foram efetivadas junto às crianças e famílias do NEI. Entre elas estão a construção da horta escolar (plantio, cuidado e colheita); visitas ao Horto Florestal do Córrego Grande, Parque Pedro Medeiros, Museu do Lixo na Comcap e ao Projeto Tamar; construção de lixeiras seletivas lúdicas e de brinquedos recicláveis; e a distribuição de sacolas para os motoristas no Dia Mundial do Meio Ambiente.