Secretaria Municipal de Educação

05/02/2015 - Educação
Rede municipal: diretores planejam volta às aulas
Encontro conta com palestra sobre cooperação entre os profissionais da educação

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Aulas iniciam na próxima quarta (11)

A Secretaria de Educação de Florianópolis estará até o final da tarde desta quinta-feira (5) reunida com os diretores de escolas, creches e núcleos de educação infantil. Em pauta, a organização e planejamento do início das aulas, previsto para a próxima quarta-feira, 11 de fevereiro. O encontro ocorre no Morro das Pedras Park Hotel, Sul da Ilha.

 

Estarão nos bancos escolares quase 30 mil estudantes, entre crianças adolescentes, jovens e adultos. A estrutura da secretaria é responsável por 36 escolas do ensino fundamental e 88 instituições voltadas para faixa etária até seis anos.

 

Fábio Brotto, cofundador da Pedagogia da Cooperação, marcou presença no evento e palestrou sobre o sentido da criação de uma rede de solidariedade. “Todos estamos numa espécie de grande jogo. Independente do que alguém pensa, sente, faz ou não faz, isso afeta todos os outros e esse alguém é afetado por todo mundo”.

 

Para o Secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o “tema é muito importante, já que, se não houver cooperação e compreensão entre os profissionais da área, não há planejamento que se sustente”.

 

Para Fábio Brotto, a cooperação dos professores é fundamental para qualquer situação vivida em sala de aula. “A palavra de ordem é interdependência como característica de nossa existência”.

 

O retorno 

Em 11 de fevereiro, começa o período letivo para mais de 12 mil crianças de creches ou núcleos de educação infantil (NEI). Nas escolas do ensino fundamental da rede já estão matriculados 16 mil e 800 alunos. A medida é válida também para os quase mil estudantes dos núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), que buscam se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental.

 

Neste ano, as férias do meio do ano ocorrerão de 18 de julho a 2 de agosto e o fim das aulas está marcado para o dia 22 de dezembro. A carga horária é de no mínimo 800 horas e 200 dias de efetivo trabalho.

 

Em fevereiro, há recesso nos dias 16 e 17 por causa do Carnaval. Em março, é feriado no dia 23 devido à emancipação política do município. Em abril, não haverá atividades nos dias 2 (atividade suspensa por decreto), 3 (Sexta-feira da Paixão de Cristo) e 21 (Tiradentes).

 

Em maio, não haverá aulas no dia 1º (Dia do Trabalho). Em junho, o expediente será interrompido nos dias 4 (Corpus Christi) e 20 (atividade suspensa por decreto).

 

No dia 3 de agosto, será iniciado o segundo semestre escolar. Em setembro, há feriado no dia 7 (Independência do Brasil). Em outubro, as unidades paralisam nos dias 12 (Nossa Senhora Aparecida), 13 (antecipação da comemoração do Dia do Professor) e 28 (Dia do Servidor). No mês de novembro, os feriados ocorrem nos dia 2 (Finados) e 15 (Proclamação da República).


LEIA MAIS: Alunos e professores iniciarão ano letivo com novas agendas


galeria de imagens