Secretaria Municipal de Educação

10/02/2015 - Educação
Educação orienta famílias 'novatas' em creches
Objetivo é criar uma relação de confiança entre pais e crianças com a unidade educativa

foto/divulgação: Lucas Zeferino

Os gêmeos Giovana e Guilherme, da Creche Otília Cruz

Está na hora de ir para a creche. É o primeiro dia da criança. Como lidar com esse momento de separação entre ela e pais? O que a creche deve propor no atendimento, principalmente para os menores, de modo a favorecer uma inserção mais tranquila no ambiente educativo?

 

De acordo com a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Florianópolis, o Município está atento a essas e outras questões. Para Gisele Jacques, é fundamental a organização e o planejamento do ingresso das crianças na instituição. “As formas de recepcioná-las e atendê-las nos primeiros dias, assim como a seus familiares, irão basear boa parte da relação que será vivenciada ao longo do ano”, diz a diretora. Para este ano, há quase 2.300 novas crianças na rede de ensino, entre zero e seis anos.

 

A inserção é um período que exige dos profissionais constante atenção para facilitar esta experiência vivida pelas crianças e seus familiares. Cada pequeno manifesta sentimentos de maneira própria, algumas nos primeiros dias, outras mais tarde, o que exige a elaboração de um planejamento que privilegie as suas necessidades individuais. Nesse sentido, a organização do tempo, dos espaços e dos materiais são elementos decisivos a serem contemplados.

 

Em reunião com os pais ou responsáveis, a creche propõe, inicialmente, horários diferenciados de atendimento às crianças. Gradativamente, é ampliado o período de permanência na unidade.

 

“O olhar dos profissionais é fundamental, especialmente com os bebês, pois algumas crianças poderão inserir-se mais rapidamente do que outras”, destaca a diretora Gisele Jacques. As famílias devem ficar de sobreaviso, caso seja necessário a antecipação do horário de saída da criança.

 

Os professores realizam entrevista com as famílias para identificar a sua organização e as preferências das crianças quanto à brincadeira, o sono, a alimentação, casos de doenças, entre outras questões.

 

É recomendada a permanência de algum familiar na creche nos primeiros dias. Além de contribuir para melhorar a inserção da criança, pode ser um bom momento para tomar conhecimento das rotinas, ações e projetos desenvolvidos na instituição educativa.

 

Pode acompanhar a criança a mãe, pai, irmão mais velho, tio, primo, avós ou mesmo um vizinho ou amigo próximo da família. O que deve prevalecer é o vínculo afetivo dessa pessoa com a criança.