Secretaria Municipal de Educação

10/02/2015 - Educação
Período letivo começa com novidades
Educação implanta 9º ano e entrega creche de padrão internacional

foto/divulgação: Divulgação

Alunas da EBM Anísio Teixeira.

Começa nesta quarta-feira (11) o período letivo para mais de 30 mil alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis. No ensino fundamental, estão matriculados 16 mil e 800 alunos, enquanto na educação infantil foram disponibilizadas 12 mil 353 vagas. Na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, (Eja), em média mil estudantes buscam se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental.

 

Uma das novidades é a finalização de implantação do sistema de ensino de nove anos, conforme determinação do Ministério da Educação. Mais de 2 mil estudantes cursarão o nono ano.

 

O novo sistema começou a ser colocado em prática pela Secretaria de Educação da Capital em 2007, com a entrada de crianças no primeiro ano aos seis anos de idade.

 

A medida foi tomada com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica. Com a nova estrutura, o aluno ingressa mais cedo no sistema de ensino, tendo assim um período mais longo para adquirir domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

 

Unidade modelo

 

Outra novidade na rede municipal é o funcionamento no mês de março da Creche Hassis, localizada na via Expressa Sul, rodovia Jorge Lacerda, na Costeira do Pirajubaé.

 

A unidade gera eletricidade por meio de energia fotovoltaica, aquece água potável por energia solar e faz aproveitamento da água de chuva. A creche é candidata a ser a primeira do Brasil a receber a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental). A capacidade da Hassis é para 200 crianças.

 

Calendário escolar

 

Neste ano, as férias do meio do ano ocorrerão de 18 de julho a 2 de agosto e o fim das aulas está marcado para o dia 22 de dezembro. A carga horária é de no mínimo 800 horas e 200 dias de efetivo trabalho.

 

Agora em fevereiro, há recesso nos dias 16 e 17 por causa do Carnaval. Em março, é feriado no dia 23, devido à emancipação política do município. Em abril, não haverá atividades nos dias 2 (atividade suspensa por decreto), 3 (Sexta-feira da Paixão de Cristo) e 21 (Tiradentes).

 

Em maio, não haverá aulas no dia 1º (Dia do Trabalho). Em junho, o expediente será interrompido nos dias 4 (Corpus Christi) e 5 (atividade suspensa por decreto).

 

No dia 3 de agosto, será iniciado o segundo semestre escolar. Em setembro, há feriado no dia 7 (Independência do Brasil). Em outubro, as unidades paralisam nos dias 12 (Nossa Senhora Aparecida), 13 (antecipação da comemoração do Dia do Professor) e 28 (Dia do Servidor). No mês de novembro, os feriados ocorrem nos dia 2 (Finados) e 15 (Proclamação da República).