Secretaria Municipal de Educação

12/03/2015 - Educação
Bibliotecários promovem incentivo à leitura
Dia da categoria é comemorado nesta quinta-feira, 12 de março

foto/divulgação: sme

Bibliotecários da SME

Instituída em 1980, é comemorado no Brasil nesta quarta-feira, 12 de março, o Dia do Bibliotecário. Na rede municipal de ensino de Florianópolis, existem 33 profissionais efetivos atuando em escolas.

 

Criar e manter nos estudantes o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem é uma das metas do bibliotecário. Outra é proporcionar oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimento, compreensão, desenvolvimento da imaginação e lazer.

 

Todas as 36 escolas da rede possuem bibliotecas. Nesses espaços, principalmente ligados à literatura, há o desenvolvimento de diversas ações, projetos e atividades em parceria com educadores.

 

Há também uma biblioteca central da Secretaria de Educação, localizada na rua Ferreira Lima, 82, Centro. Desde 2006, é aberta à população, sempre das 8 às 20 horas.

 

   Para fazer a carteirinha e ter acesso aos mais de 17 mil títulos do setor, os interessados precisam levar a carteira de identidade e um comprovante de residência atual.

 

Cabe ao Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias, promover uma série de eventos, como a Semana Municipal do Livro Infantil, realizada anulamente de 12 a 18 de abril. O setor igualmente é responsável pelos projetos Clube da Leitura e Ciranda Literária, além de concursos literários e gincanas culturais.

 

A comemoração de 12 de março como Dia do Bibliotecário é uma homenagem ao nascimento , em 1882, de Manuel Bastos Tigre. Ele foi engenheiro, bibliotecário, escritor e poeta.

 

Em 1906, Manuel Bastos formou-se em engenharia e foi buscar aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos.

 

No país, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que criou o sistema de classificação decimal, utilização de números simbolizando os assuntos para organizar os livros nas estantes das bibliotecas. Encantado com o sistema, em 1915, aos 33 anos, deixou de lado a engenharia para tornar-se bibliotecário.

 

É considerado o primeiro profissional da área concursado no Brasil. Ingressou no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Em 1945, foi transferido para a Biblioteca Nacional.

 

Na sequência, em 1947, assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil. No local, mesmo aposentado, trabalhou ao lado do reitor da instituição, professor Pedro Calmon de Sá.


galeria de imagens