Secretaria Municipal de Educação

09/04/2010 - Educação
Educação promove encontro sobre cuidado com a voz
Durante o encontro também será feita a entrega simbólica de 36 amplificadores.

 

Os problemas com a voz fazem com que os professores da Educação básica do país faltem às aulas cinco dias por ano. É o que mostra o levantamento nacional feito pelo Centro de Estudos da Voz, pelo Sinpro-SP (Sindicato dos Professores da Rede Particular) e pela Universidade de Utah (EUA) com 3.265 pessoas. Nas demais profissões, a média de ausência não chega a um dia.

 

Os dados consideram a rede pública e a privada, além de profissionais fora do magistério. E é pensando em preservar o principal instrumento de trabalho dos funcionários da rede municipal de ensino, que a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, por meio do Departamento de Saúde e Bem Estar dos Servidores (DESABES), irá realizar, no dia 15, às 18h30, o 3º Encontro "Como vai a sua voz?", para marcar o Dia Nacional da Voz, festejado oficialmente no dia 16 de abril.

 

O evento, que será realizado no auditório do Centro de Educação Continuada da SME, localizado na Rua Ferreira Lima, é destinado a representantes das Unidades Educativas, Entidades Conveniadas e Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino. Haverá um debate com a presença do otorrinolaringologista Alvim Laemmel, que abordará o tema Voz-Patologias e Processo Terapêutico. Assim como os demais profissionais da área, Laemmel trata de ouvido, nariz e garganta. O otorrinolaringologista faz a manutenção desses órgãos para que o tratamento funcional seja iniciado por um fonoaudiólogo nas diferentes patologias.

 

Durante o encontro também será feita a entrega simbólica dos 36 amplificadores vocais que serão distribuídos nas unidades educativas da SME. No inicio do ano, o DESABES distribui uma garrafa especial para tomar água para cada educador.

 

Cuidados com a voz

 

Uma orientação é que o profissional mantenha a postura correta, livre de tensões e concentrando a respiração na região abdominal. Outro alerta diz respeito à disciplina de se fazer uma boa articulação das palavras e reduzir a velocidade da fala, não competindo com os ruídos, pois gritar machuca as pregas vocais pela tensão exagerada e pelo atrito entre os tecidos.

 

Uma alimentação leve facilita a respiração e evita o refluxo. Alimentos cítricos, a exemplo da maçã, possuem propriedades que são excelentes para a garganta e cordas vocais.