Secretaria Municipal de Educação

01/06/2015 - Educação
Affonso Romano de Sant’Anna em Florianópolis
Jornalista e escritor ministrou conferência no III Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

foto/divulgação: Ramon Barbosa

Secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, prestigiou a conferência.

Considerado um dos poetas mais importantes da atualidade, Affonso Romano de Sant’na participou na última sexta- feira (29), do III Fórum Catarinense do Livro e da Leitura.

 

O Secretário de Educação da Capital, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, prestigiou a conferência do convidado intitulada “Que País é Esse? – Uma Leitura atualizada do Brasil. Ou o que a leitura tem a ver com isso?”.

 

O jornalista e escritor ganhou quatro prêmios nacionais pela tese de doutorado: “Drummond, o gauche no tempo”, na Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG). Affonso integrou os movimentos de vanguarda nas décadas de 1950 e 1960.

 

Professor universitário, ex-diretor da Biblioteca Nacional, criou o Sistema Nacional de Bibliotecas, que reúne três mil instituições e o PROLER (Programa de Promoção da Leitura), que contou com mais de 30 mil voluntários e estabeleceu-se em 300 municípios.

 

Autor de mais de 40 obras, teve em 1965 seu primeiro livro de poemas publicado, “Canto e Palavra”. As principais obras são o livro de poesia “Que País é este?” (1980), e o livro de crônicas “A Mulher Madura” (1986).

 

Fórum da Leitura

 

Em 2013, começou a mobilização de agentes e gestores públicos, privados e não-governamentais para a democratização do acesso ao livro.

 

O Fórum Catarinense do Livro e da Leitura promove essa democratização, valorização da leitura e o incentivo e fortalecimento das cadeias criativas e produtivas.