Secretaria Municipal de Educação

10/07/2015 - Educação
SME promove revoada de pipas neste sábado
A ação, no Parque de Coqueiros, encerra a campanha contra uso da mistura de cola e vidro moído nas brincadeiras

foto/divulgação: Internet

Evento será realizado a partir das 9h

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis realiza uma revoada de pipas neste sábado, das 9 às 12 horas, no Parque de Coqueiros, para encerrar a campanha Pipa sem Cerol é Legal, que se encontra na segunda edição.

 

O artista plástico Valdir Agostinho irá desenvolver uma oficina de pipas com os alunos da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, da Vargem do Bom Jesus. Após a confecção, a criançada irá empinar os seus brinquedos. “Quem quiser trazer a sua pipa de casa, é muito bem-vindo”, lembrou Márcia Agostinho, uma das organizadoras do evento.

 

Com a campanha, em escolas, creches e núcleos de educação infantil, foram realizados trabalhos de prevenção sobre o uso de cerol. Houve contação de histórias e palestras que alertam que essa mistura de cola e vidro moído pode causar uma série de acidentes, como ferimentos, mortes e problemas na rede elétrica.

 

A Banda Musical da Escola Maria Conceição Nunes, do Rio Vermelho, irá se apresentar, assim como o Boi de Mamão da Escola Dilma Lúcia dos Santos, localizada na Armação do Pântano do Sul.

 

O evento ainda contará com show do Valdir Agostinho, que utiliza em suas letras temas tipicamente “manés”. Como artista plástico é conhecido por suas pipas, que levam a cultura manezinha para os céus de Florianópolis e para galerias de artes pelo mundo.

 

Também estarão conscientizando sobre os malefícios do cerol e oferecendo lazer e entretenimento à população o Sesc, Fundação Municipal de Esportes, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

 

O perigo de uma brincadeira

 

Os motociclistas são as principais vítimas do cerol e o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido à falta de proteção. A criançada deve soltar pipa também longe da rede elétrica. Ao ficarem presos aos fios, os brinquedos são muitas vezes responsáveis por curtos circuitos. Além disso, quem tentar retirar o brinquedo dos fios, pode receber uma descarga elétrica.

 

Em caso de algum acidente, pelo número 192 a população deve acionar o Samu- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ou os bombeiros, com o número 193. Para pedido de retirada de restos de pipas dos fios, as Centrais Elétricas de Santa Catarina, Celesc, colocou à disposição o 0800 48 0120.

 

O quê: revoada de pipas

Quando: sábado, dia 11

Horário: das 9 às 12 horas

Local: Parque de Coqueiros, região continental