Secretaria Municipal de Educação

05/08/2015 - Educação
Pilates auxilia profissionais na redução de dores
Oficina é voltada para profissionais responsáveis por crianças de até três anos

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Trinta profissionais participam das oficinas.

Rúbia Holz Jacques, 37 anos, é professora na Creche Municipal Irmão Celso, na Agronômica. Ela cuida de crianças de até um ano de idade. Por causa da necessidade de se agachar constantemente para dar atenção aos pequenos teve problemas no nervo ciático, que se estendo do quadril até o pé, e na lombar, região mais baixa da coluna, próxima à bacia. Isso resultou em três meses de afastamento do trabalho.

 

Rubia participa de aula de pilates promovida pela Secretaria de Educação de Florianópolis para educadores que trabalham com crianças de seis meses a três anos. Os 30 professores, sendo 29 mulheres e um homem, são divididos em duas turmas e têm encontros semanais que ocorrem sempre às segundas-feiras. As oficinas são ofertadas no contraturno da jornada de trabalho sem prejuízo ao expediente nas unidades educativas.

 

Desde que começou a frequentar as aulas, Rubia não sente mais dores. Além dos benefícios físicos, ela diz que o pilates traz tranquilidade. “A prática nos deixa mais relaxados. Tira a tensão do dia a dia”, relata.

 

“Os alongamentos evitam que nosso corpo fique muito rígido”

 

Cristiane Irineia Silva, 44 anos, da Creche Hermenegilda Carolina Jacques, em Ratones, também frequenta as aulas. Ela trabalha com crianças de idades entre dez meses e 2 anos e já teve escoliose, deformidade em curva na coluna vertebral, causada pela necessidade de permanecer muito tempo sentada ao lado dos pequenos.

 

“Ficamos muito tempo nessa posição para cuidar das crianças. Os alongamentos evitam que nosso corpo fique muito rígido e nos dão mais flexibilidade”, conta Cristiane. Nas aulas, as participantes também aprendem a evitar possíveis lesões. “Ao pegar uma criança no colo, devemos flexionar os joelhos e não forçar a coluna ao levantar”, completa.

 

Menos estresse

 

As oficinas são ministradas pela professora Antonieta Eloisa Kehrig Acosta, formada pelo Tao Pilates Instituto de Medicina do Esporte. Ela salienta a importância da prática para quem trabalha com crianças. Segundo a profissional, há melhora na força muscular, coordenação motora, alinhamento postural e propicia a reeducação da respiração e a consciência corporal.

 

A prática do pilates ainda está associada à redução do estresse e de tensões e facilita a circulação sanguínea. Por unir exercícios mecânicos com controle respiratório, desenvolve ainda percepção, concentração, coordenação, precisão, equilíbrio, resistência e força muscular. 


galeria de imagens