Secretaria Municipal de Educação

10/09/2015 - Educação
Comissão visita Passarela, que vai se tornar CIEB
Centro de Inovação da Educação Básica atenderá 1.200 alunos

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Espaço receberá alunos para atividades no contraturno

A Passarela do Samba Nego Quirido, no aterro da Baía Sul, irá receber a partir do próximo ano crianças de 11 a 14 anos, da rede municipal de ensino, para atividades no contraturno. Num primeiro momento, o espaço será ocupado por 600 alunos e, no segundo semestre, o número de meninos e meninas atendidas poderá chegar a 1.200. O projeto foi batizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis de Centro de Inovação da Educação Básica, CIEB.

 

Outro centro do gênero será construído em uma área do Sapiens Park, em Canasvieiras, região Norte da Ilha. As duas obras serão executadas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Prefeitura da Capital.

 

Na manhã desta quinta-feira (10), uma comissão fez visita técnica à passarela. Foram até o local membros da Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e representantes da Engevix, empresa responsável pela elaboração do projeto de reforma e ampliação da estrutura.

O dobro

Conforme Sidneya Gaspar de Oliveira, coordenadora do projeto financiado pelo BID na Secretaria de Educação, a expectativa é que o CIEB comece a funcionar em abril de 2016. “Primeiramente, a estrutura atenderá 300 crianças pela manhã e a mesma quantidade à tarde.Posteriormente, vamos dobrar o atendimento total”.

 

A passarela irá proporcionar, entre diversas ações, atividades de apoio pedagógico, artístico-culturais, científicas e esportivas. Contará também com salas de aula, laboratórios de informática, quadras esportivas, laboratório de comunicação, laboratório de ciência e tecnologia. Haverá parceria com a Fundação Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e outras entidades para garantir um atendimento de qualidade.

 

A piscina, de 25 metros de comprimento e 12 de largura, igualmente passará por benfeitorias para o ensino e prática da natação, com cobertura móvel e acesso aos banheiros e vestiário.

Passarela esportiva

Na Nego Quirido, já está em andamento há dois meses um projeto da Fundação Municipal de Esportes, o Passarela Esportiva, que utiliza a pista de 200 metros de comprimento por 13 de largura, palco dos desfiles das escolas de samba e blocos na folia de momo.

 

A iniciativa continuará a ser desenvolvida com a implantação do CIEB. Gratuitamente, 25 crianças recebem aulas de basquete e ciclismo. Em breve, os participantes também poderão praticar tênis de campo, alerta Alexandre Amin Salum Junior, diretor de Capacitação de Recursos da FME e ex-jogador de basquete profissional.

 

Conforme Alexandre, a intenção é proporcionar à garotada oportunidades de se sentirem incluídas e valorizadas em ações da administração municipal. “Além disso, agora, o tempo deles, antes ocioso, é ocupado por coisas boas e sadias”.

 

Juventino-o Nego Quirido

 

O “sambódromo” possui uma área de 40 mil metros quadrados. Há no local 50 camarotes, que serão voltados para as mais diversas oficinas. A capacidade dos camarotes é para 1.500 pessoas.

 

O nome da passarela, inaugurada em 1989,é uma homenagem a um sambista da cidade, Juventino João dos Santos Machado, conhecido como Nego Quirido, um dos fundadores da Copa Lord.


galeria de imagens