Secretaria Municipal de Educação

19/10/2015 - Educação
Alunos discutem impasse entre pescadores e surfistas
O documentário “A Tainha e a Onda” será apresentado na Escola Dilma Lúcia dos Santos

foto/divulgação: Imagem do trailer do documentário

45 alunos estarão debatendo tema com diretor do documentário

A proibição do surfe na época da safra da tainha e as causas da tensão existente entre surfistas e pescadores em Florianópolis são temas de “A Tainha e a Onda”. O documentário será exibido para a garotada da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul.

 

A sessão ocorrerá na sexta-feira, dia 23, às 13h30, com a presença do diretor do longa-metragem,  Carlos Portella Nunes.

 

Conforme a professora Juliana Cordeiro Maggessi, a  apresentação e o debate sobre o  documentário irão aperfeiçoar as suas aulas de apoio pedagógico no estudo de costumes, cultura local e as relações humanas que a convivência entre interesses diferentes envolve.  

 

O apoio pedagógico funciona como um reforço que atende os adolescentes, do sexto ao nono do ensino fundamental, com maiores dificuldades de aprendizagem e baixa autoestima. A atividade reúne no contraturno 45 alunos.

 

Mergulho no impasse


Para os surfistas, o inverno é um período de boas ondas; para os pescadores artesanais, ideal para colocar a canoa dentro d’ água e preparar a rede de arrastão em busca de tainha. A época faz com que os dois lados mergulhem num impasse: quem cede espaço para quem aproveitar o mar? O documentário “A Tainha e a Onda” busca entender o problema e trazer soluções.

 

Prêmio

Esta ação, segundo a professora Juliana, dá continuidade ao projeto dela, “Literatura de Cordel - Inspirado no documentário Fábio Fabuloso”, desenvolvido no primeiro semestre.

 

Com incentivo à leitura e à produção escrita, o estudo da biografia do surfista profissional Fábio Gouveia garantiu a Juliana o prêmio Professor Nota 10, da Secretaria de Educação de Florianópolis, em conjunto com a Câmara de Vereadores.

 


galeria de imagens