Secretaria Municipal de Educação

05/11/2015 - Educação
Escolas da rede ajudam Capital a conquistar novo recorde
Com a marca de 45.390 litros de óleo de cozinha coletados, Florianópolis entra no Guinness Book pela 2ª vez

foto/divulgação: ACIF

Representantes das unidades receberam o certificado

 

As escolas básicas municipais José Amaro Cordeiro, localizada no Morro das Pedras, e a Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, comemoram uma nova conquista. As unidades foram homenageadas pelo programa Reciclagem de Óleo de Cozinha, ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, como destaque na arrecadação do óleo vegetal.

 

 

Com a soma de 660 litros as instituições ajudaram Florianópolis a entrar pela 2ª vez no livro dos Recordes, Guinness Book, como a capital que mais recicla esse resíduo no mundo.

 

 

O recorde foi batido na arrecadação realizada em todo o mês de junho e ultrapassou a meta inicial estabelecida pelo Guinness de 20 mil litros. Através do programa, a Capital atingiu a nova marca de 45.390 coletados.

 

 

A meta atingida já está no site da publicação - http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/most-cooking-oil-recycled-in-one-month

 

Promovendo a preservação ambiental em mais de 30 unidades de ensino da rede municipal, o programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha, ReÓleo, envolve a participação de crianças, professores e toda a comunidade escolar.

 

 

 

Como participar?

 

Entrando em contato com os organizadores da reciclagem de óleo, qualquer escola ou estabelecimento pode participar do projeto. Após efetuar o cadastro junto ao Reóleo, é instalada no local uma bombona para a coleta do material.

É orientado que todos participantes da ação despejem o resíduo no recipiente.

 

A empresa Ambiental Santos, escolhida pela ACIF, é a responsável para efetuar o recolhimento do material, a partir de 50 litros acumulados. O óleo coletado é destinado para o projeto “Reciclar é Educar”, do programa ReÓleo, que também promove palestras voltadas especialmente para escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis. De forma lúdica e interativa, a ação já sensibilizou mais de 20 mil crianças e adolescentes, para que a prática em favor da natureza e conscientização ecológica seja diária.

 

Mais de 3 milhões de litros de óleo vegetal já foram destinados para a reciclagem através do projeto. A ação ajuda a frear a poluição de rios, lagos, mares, lagoas e lençóis freáticos, além de ajudar a evitar a emissão de mais de 30 mil toneladas de CO2, gás responsável pelo efeito estufa.

 

Por que recolher?

 

O óleo de cozinha é uma matéria-prima renovável. No entanto, quando descartado de forma incorreta, polui a água, o solo e a atmosfera. Além de entupir tubulações, pode prejudicar o funcionamento das estações de tratamento. Descartado na natureza, pode prejudicar os seres aquáticos e desequilibrar o ecossistema.

 

O descarte do óleo de cozinha não pode ocorrer no ralo da pia, vaso sanitário, ou no lixo orgânico. Esses destinos incorretos levam à contaminação das fontes de água, solo e da atmosfera.

 


galeria de imagens