Secretaria Municipal de Educação

11/11/2015 - Educação
Alunas carregarão tocha olímpica na Capital
Rafaela Venâncio dos Santos e Amabilly Machado Trilha foram selecionadas através de concurso entre escolas

foto/divulgação: EBM José Amaro Cordeiro

Rafaela é estudante do 9º ano da Escola José Amaro Cordeiro

Duas alunas da rede municipal de ensino de Florianópolis carregarão a tocha olímpica em 2016 durante a passagem do símbolo do evento esportivo pela capital catarinense. Rafaela Venâncio dos Santos, do 9º ano da Escola José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, e Amabilly Machado Trilha, do 8º ano da Escola Vitor Miguel de Souza, no Itacorubi, foram escolhidas através do Festival das Escolas, promovido pela Vonpar, em parceira com a Sportion.

 

Rafaela, 14 anos, não esconde a felicidade de ter sido selecionada. “É emocionante ser uma das escolhidas para carregar a tocha. Muita gente gostaria de ter essa oportunidade e eu estarei lá. É inacreditável”, conta. A garota pratica dança, taekwondo e judô. Ainda neste ano, quer entrar nas aulas de tênis, esporte no qual pretende seguir carreira.

 

Amabilly também está empolgada com o resultado do Festival. A garota de 13 anos relata que gosta de acompanhar os Jogos Olímpicos e que é uma honra carregar a tocha. “Foi muito legal participar do concurso e ser selecionada. Ainda mais que foi a primeira vez que a escola participou”, diz a estudante do 8º ano. Ela gosta de futebol, mas sua atividade favorita é a dança.

 

Amabilly participa do grupo IGK Dance há seis anos e já se apresentou em Florianópolis, Garopaba e Jaraguá do Sul. O estilo do grupo é dança urbana, mas a jovem também gosta de dançar Jazz. “Amo dançar. Me faz bem. Atividades físicas são importantes por isso. Ajudam não só o corpo, mas também a mente.”

O Festival

Quatro unidades da rede municipal se inscreveram no concurso. O desafio proposto era produzir um vídeo, texto ou foto que representasse o tema “Isso é ouro”. Os trabalhos foram divulgados no site do festival (NESTE LINK) e, a partir deles, as escolas José Amaro Cordeiro e Vítor Miguel de Souza foram selecionadas para participar da final, realizada no mês de outubro. No total, 20 estabelecimentos de ensino municipais, estaduais e privados estiveram no evento.

Na ocasião, as unidades realizaram uma apresentação artística relacionada a alguma das Olímpiadas anteriores.

 

A Escola José Amaro Cordeiro foi a campeã do Festival com uma apresentação relacionada às Olimpíadas de Pequim, em 2008, coordenada pela diretora Márcia Maria dos Santos e pela professora Priscila Elza. A unidade foi premiada com R$ 3 mil em materiais esportivos.

 

A Escola Vítor Miguel de Souza fez uma performance de dança sobre a edição de 1968, realizada na Cidade do México. Tudo foi coordenado pela diretora Márcia Rocha Baltar.

 

As Olimpíadas ocorrem a cada quatro anos e a próxima será realizada em 2016, no Rio de Janeiro.


galeria de imagens