Secretaria Municipal de Educação

17/11/2015 - Educação
Passeio de alunos a museu transmitido on-line
Pelo aplicativo Periscope, saída de campo dos estudantes da Escola Herondina Medeiros Zeferino poderá ser assistida pela internet

foto/divulgação: www.vivendofloripa.org

Transmissão terá início às 15h15 do dia 19/11.

Será realizada nesta quinta-feira (19) a primeira transmissão ao vivo de uma saída de campo de alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis. Os estudantes do sexto ano da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, visitarão o Museu do Homem do Sambaqui, no Colégio Catarinense, no centro da Capital. A ação será promovida através do aplicativo Periscope, que possibilita streaming de vídeo em tempo real. A atividade será coordenada pelo professor de História Henrique Tobal Júnior e Giselle Araújo, da sala informatizada.

 

As outras turmas da unidade poderão acompanhar a saída de campo. A transmissão será projetada no refeitório. Mesmo quem não estiver na escola poderá conferir. É só seguir o perfil do professor Henrique no twitter (www.twitter.com/professortobal) ou curtir a página dele no facebook (www.facebook.com/professortobal).

 

A atividade terá início às 15h15 e o link da transmissão será divulgado nos perfis citados. Quem estiver acompanhando, poderá fazer perguntas, que serão respondidas ao vivo.

 

O Homem do Sambaqui

 

Organizado a partir de 1964 pelo Padre João Alfredo Rohr, o Museu possui um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil, reunindo mais de cinco mil peças. Especializado em arqueologia pré-histórica, contém peças com aproximadamente oito mil anos.


Destacam-se esqueletos retirados de sítios arqueológicos descobertos pelo Padre Rohr na Ilha de Santa Catarina e interior do Estado, urnas funerárias, sepultamentos indígenas, artefatos indígenas líticos e fragmentos cerâmicos. A maioria das escavações foi realizada no Sul da Ilha, na Base Aérea, na Armação, no Pântano do Sul e na Praia da Tapera. O museu está localizado na Rua Esteves Júnior, 711, no Centro.