Secretaria Municipal de Educação

04/12/2015 - Educação
Prefeitura homenageia aposentados da Educação
Cerimônia para 277 servidores será realizada nesta segunda-feira na Alesc

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Brígida, 54 anos, é mestra em Psicopedagogia.

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, prestam uma homenagem a 277 servidores da área de ensino que se aposentaram no período de 2013 a 2015. Todos receberão um certificado, em solenidade que ocorrerá às 14 horas no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

 

Serão homenageados professores do ensino fundamental e de educação infantil. Estão na lista ainda professores auxiliares, administradores, orientadores, supervisores, bibliotecários, auxiliares de sala, auxiliares de serviços gerais e cozinheiras.

 

“Quem se dedica a uma causa nobre como é a educação, merece todo nosso respeito e agradecimento”, destacou o prefeito Cesar Souza Junior. “Faremos uma cerimônia à altura dos nossos exemplares ex-colaboradores", complementou o secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Um dos homenageados será o administrador escolar João Carlos Gama. Ele entrou para a Prefeitura em 1975, aposentando-se em 2014. Serviu ao poder público durante 39 anos. “Geralmente, o aposentado fica esquecido. A atitude da Prefeitura é altamente louvável, a de agradecer oficialmente pela dedicação dos funcionários”, disse.

 

Mestre em Educação, João fez parte do grupo que implantou o Departamento de Integração e Mediação Educacional (DIME) na Secretaria de Educação. O setor é responsável por administrar conflitos no ambiente escolar.


“Temos de compreender e ter serenidade para administrar as diferenças de desejos, interesses e aspirações. É nesse universo que o DIME atua”, resumiu. Com a criação do departamento, diminuiu o número de instauração de sindicâncias e processos administrativos disciplinares.

Aos 59 anos, João continua atuante. Já foi presidente da Associação dos Administradores Escolares de Santa Catarina. Hoje trabalha como consultor da entidade. “Apesar de aposentado, sinto-me com bastante energia para seguir a minha missão de contribuir para a melhoria do ensino”, frisou.

 

O orgulho de ser servidor

 

Na cerimônia, a supervisora escolar Brígida Maria Salvi irá falar em nome dos aposentados. “Penso que esta homenagem é justa e necessária, é uma forma de o governo municipal demonstrar que se importa com seus funcionários, além do resgate da história da Educação Municipal de certa forma. Faz com que sintamos um certo orgulho mesmo, de sermos ou termos sido servidores municipais.”

 

Brígida, 54 anos, é mestra em Psicopedagogia. Tornou-se funcionária da administração municipal em 1981. A sua aposentadoria se deu em 2014. Trabalhou nas escolas Osmar Cunha, Osvaldo Machado e Jurerê. “O que sempre me deu muita alegria foi a oportunidade de trabalhar com meus ex-alunos, com seus filhos e saber que muitos chegaram à universidade.”