Secretaria Municipal de Educação

07/12/2015 - Educação
Educação homenageia 277 aposentados da rede
Uma das homenageadas acordava às 4 horas todos os dias para ir trabalhar

foto/divulgação: Lucas Zeferino

Zelia Rosa trabalhou por 23 anos da rede municipal

Durante 23 anos, Zelia Rosa Moraes se dedicou à cozinha da Creche Municipal Joaquina Maria Peres, localizada no Itacorubi. Por lá, preparava verdadeiras delícias que eram servidas às crianças da unidade. Ingressou na Prefeitura em 1991, após passar no concurso para Auxiliar de Serviços Gerais. Naquele ano começou a trabalhar na Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa, no Saco Grande. No entanto, em 1994 soube do concurso para cozinheira e não pensou duas vezes. Fez a inscrição e aguardou com ansiedade o resultado. Quando soube que havia sido aprovada, a felicidade não coube no peito.

 

Na época, Zelia acordava todos os dias às 4 horas da madrugada. Por morar no bairro Carianos, Sul da Ilha, pegava três ônibus para chegar até a Creche Joaquina. Mãe de três filhos pequenos, contava com a ajuda de uma vizinha para tomar conta das crianças enquanto estava trabalhando.

 

No auge dos 64 anos, ela relembra com carinho os anos de trabalho prestados. “Sempre dei o meu melhor como cozinheira. Era uma terapia estar perto das crianças, fazendo o que eu gostava”.

 

Zelia foi um dos 277 servidores aposentados entre 2013 e 2015, na área da Educação, homenageados pela Prefeitura nesta segunda-feira (7). Todos tiveram direito a um certificado. O evento ocorreu no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Aqueles que não conseguiram comparecer à solenidade receberão o certificado pelo correio.

 

“Fico feliz pela prefeitura reconhecer e homenagear todos os aposentados”, comentou Zelia. Em outubro de 2014, o tempo de serviço chegou ao fim e agora ela passa o tempo cuidando das netas Yasmin, de 6 anos, e Natália, de 4.

 

O empenho

 

O secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, esteve presente e agradeceu a todos pelo trabalho realizado. “Se hoje temos uma educação de qualidade, isso também se deve ao empenho dos pioneiros que atuaram no início dessa jornada.”

O evento contou com a apresentação do Coral Tons de Luz, formado por crianças do Centro de Apoio à Formação Integral do Ser – CEAFIS, ONG que promove educação integral para crianças, adolescentes e famílias de vulnerabilidade.

 

Professor e professora são de tudo um pouco

 

“É uma honra estar aqui representando esses profissionais que foram pais, mães, médicos, psicólogos e exerceram os mais diferentes papéis ao longo da carreira na Educação.”


A frase é da supervisora escolar Brigida Maria Salvi, de 54 anos, que integrou a mesa da solenidade e falou em nome dos homenageados. Ela se aposentou em 2014 tendo trabalhado nas escolas Osmar Cunha, Osvaldo Machado e Jurerê. “Quantas histórias temos para contar, gente”, observou. “Histórias relacionadas, por exemplo, a ex-alunos e ex-alunas que se formaram em universidade, casaram, tiveram filhos. Prosperaram. Eu mesma cheguei a dar aula para filhos dos meus antigos alunos.”


Atagy Terezinha Maciel Feijó, 56 anos, também foi uma das homenageadas na tarde desta segunda-feira. Com mestrado em Movimento Humano, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou a carreira na Prefeitura em 1994. A aposentadoria veio em janeiro de 2014. Atagy trabalhou durante 20 anos na Escola Desdobrada Osvaldo Galupo, no Morro do Horácio. Na unidade foi eleita e reeleita para o cargo de diretora. “Trabalhar nessa unidade foi um período repleto de experiências desafiadoras e ao mesmo tempo de grande aprendizado”, recordou. 


galeria de imagens