Secretaria Municipal de Educação

09/12/2015 - Educação
COEB: Escolhidos trabalhos a serem apresentados
O Congresso de Educação Básica acontecerá nos dias 02 e 03 de fevereiro

foto/divulgação: Leo Nogueira

Sexta edição será realizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Foram selecionados os trabalhos que serão apresentados na sexta edição do Congresso de Educação Básica, promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis. O COEB ocorrerá de 02 a 03 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O tema desta edição é “Desafios da Educação Contemporânea: concepções e práticas pedagógicas”.

 

Os trabalhos foram divididos em duas modalidades: “Comunicação Oral e Pesquisa” e “Relato de Experiência”. A primeira compreende os trabalhos em nível de mestrado e doutorado, e tanto pesquisadores que atuam na rede municipal de ensino quanto pesquisadores externos poderão participar.

 

Já a segunda categoria é destinada aos trabalhos pedagógicos realizados individual ou coletivamente por servidores da rede municipal. As apresentações devem se encaixar em um dos seguintes temas: “Política e gestão da educação básica”, “Currículo” e “Práticas pedagógicas”.

 

Trabalhos selecionados

 

Na modalidade “Comunicação Oral e Pesquisa”, no eixo Política e Gestão da Educação Básica, os trabalhos que se apresentarão são “Condições de formação continuada do programa educação inclusiva: direito à diversidade”, de Andréa Duarte de Oliveira; “O lazer nos parâmetros curriculares nacionais”, de Celia Maria Sampaio de Carvalho Carneiro; “Escola a tempo inteiro: análise dos discursos especializados”, de Cláudia da Silva; “A formação continuada do professor alfabetizador nos cadernos do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC), de Elaine Peres de Souza; “Política de formação continuada da rede municipal de Juiz de Fora - MG: uma perspectiva de análise a partir do curso encontro de professores alfabetizadores, no período de 2009 a 2011”, de Marivilda Abigail Rofino; e “Acessibilidade espacial na arquitetura escolar: avaliação pós-ocupação do projeto padrão 12 salas FNDE”, de Rafael Alves Campos.

 

Já no eixo Currículo, os selecionados são “Masculinidades e a conformação da identidade de trabalhadores na educação infantil”, de Ana Paula Tatagiba; “O espaço em escolas públicas municipais de Florianópolis e sua implicação nas escolhas curriculares de professores de educação física”, de André Justino dos Santos Costa; “A importância da formação (psico)linguística do alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização”, de Andréa do Prado Felippe; “Programa mais educação à educação integral: o currículo como movimento indutor”, de Paula Cortinhas de Carvalho Becker ; e “Aprendizagem e cultura: a importância de uma segunda língua para a constituição da criança”, de Wanessa Bruna Santos Brito Gomes.

 

Desenhos animados, estrelas e astronomia

 

Pelo eixo “Práticas Pedagógicas e Docência”, estarão no COEB 2016 “Aqui a gente tem regra pra tudo: formas regulatórias na educação das crianças pequenas”, de Aline Helena Mafra; “A formação continuada na educação infantil: avaliação e expectativas das profissionais da rede municipal de Florianópolis”, de Edna Aparecida Soares dos Santos; “No rastro das estrelas: o planetário e o ensino de astronomia à luz da teoria ator-rede”, de Erica de Oliveira Gonçalves”; “Perfil leitor de educadores no contexto da formação permanente da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis”, de HelieteShützMillack; “Desenhos animados e educomunicação: as brincadeiras das crianças e a prática pedagógica da educação infantil”, de Kamila Regina de Souza ; e “Se chover assistimos TV: práticas e mediações pedagógicas em relação à TV na Educação Infantil”, de Simone Soler.

 

Educação de Jovens e Adultos

 

A outra modalidade do evento é “Relato de Experiências”. Pelo eixo “Currículo”, os trabalhos selecionados são “Do currículo prescrito ao currículo em ação: as materialidades do novo documento curricular”, de Adriana de Souza Boering, Cristiane Januario e Tatiane Marcia Fernandes; “A educação das relações étnico-raciais e o ensino de história: um relato da EJACentro I matutino”, de Carina Santiago dos Santos ; e “Escutando e conhecendo o continente africano”, de Claudia Roberta Yumiko Tristão.

 

O outro eixo é “Práticas Pedagógicas e Docência”, com “A pesquisa como princípio educativo na prática”, de Ana Paula Silva e Costa; “Aarte na infância. apresentadora”, de Angélica Maria Schmitz da Silveira; Monique Santos e Jaqueline Reginaldo; “Animação: criando relações significativas com o conhecimento por meio da técnica stop motion”, de Diane Schlieck; “Matematizando a construção de pipas”, de Emiliana Aparecida Corrêa; “Núcleo de cinema: uma experência interdisciplinar”, de Luiz de Vasconcellos Ferreira e Cláudia Natividade Vieira; e “A literatura na Educação Infantil: um mundo de descobertas”, de ThamirysFrigo Furtado.

 

Educação em pauta

 

O objetivo do congresso é promover a reflexão dos processos que qualificam a práxis educativa, visando a excelência da prática pedagógica no cotidiano escolar e a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.

 

Procura também fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta, destacando as qualidades política e técnica, interculturalidade, constituição do sujeito docente, qualificação das práticas pedagógicas, gestão democrática e participativa, transversalidade no currículo, educação integral e inclusão, atitude e ética na educação.

 

LISTA DE TRABALHOS QUE SERÃO APRESENTADOS


I – Modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa”

Eixo: Política e Gestão da Educação Básica

a) Andréa Duarte de Oliveira - CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE.

b) Celia Maria Sampaio de Carvalho Carneiro - O LAZER NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.

c) Cláudia da Silva - ESCOLA A TEMPO INTEIRO: ANÁLISE DOS DISCURSOS ESPECIALIZADOS.

d) Elaine Eliane Peres de Souza - A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NOS CADERNOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). Aflfabetizarodr

e)Marivalda Abigail Rofino - POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA - MG: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE A PARTIR DO CURSO ENCONTRO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, NO PERÍODO DE 2009 A 2011.

f) Rafael Alves de Campos - ACESSIBILIDADE ESPACIAL NA ARQUITETURA ESCOLAR: AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DO PROJETO PADRÃO 12 SALAS FNDE.

 

Eixo: Currículo

a) Ana Paula Tatagiba - MASCULINIDADES E A CONFORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE TRABALHADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

b) André Justino dos Santos Costa - O ESPAÇO EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS E SUA IMPLICAÇÃO NAS ESCOLHAS CURRICULARES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

c) Andréa do Prado Felippe - A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO (PSICO)LINGUÍSTICA DO ALFABETIZADOR PARA A OBTENÇÃO DE BONS RESULTADOS NA ALFABETIZAÇÃO.

d) Paula Cortinhas de Carvalho Becker - DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO À EDUCAÇÃO INTEGRAL: O CURRÍCULO COMO MOVIMENTO INDUTOR.

e) Wanessa Bruna Santos Brito Gomes - APRENDIZAGEM E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DE UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA A CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA.

 

Eixo: Práticas Pedagógicas e Docência

a) Aline Helena Mafra - “AQUI A GENTE TEM REGRA PRA TUDO”: FORMAS REGULATÓRIAS NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS.

b) Edna Aparecida Soares dos Santos - A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DAS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS.

c) Erica de Oliveira Gonçalves - NO RASTRO DAS ESTRELAS: O PLANETÁRIO E O ENSINO DE ASTRONOMIA À LUZ DA TEORIA ATOR-REDE.

d)HelieteSchützMillack - PERFIL LEITOR DE EDUCADORES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS.

e)Kamila Regina de Souza - DESENHOS ANIMADOS E EDUCOMUNICAÇÃO: AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

f) Simone Soler - "SE CHOVER ASSISTIMOS TV": PRÁTICAS E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS EM RELAÇÃO À TV NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

II – Modalidade “Relato de Experiências”

Eixo: Currículo

a) Adriana de Souza Broering, Cristiane Januario e Tatiane Marcia Fernandes, - DO CURRÍCULO PRESCRITO AO CURRÍCULO EM AÇÃO: AS MATERIALIDADES DO NOVO DOCUMENTO CURRICULAR. Apresentadora: Adriana de Souza Broering.

b) Carina Santiago dos Santos - A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM RELATO DA EJA CENTRO I MATUTINO. Apresentadora: Carina Santiago do Santos.

c) Claudia Roberta Yumiko Tristão - ESCUTANDO E CONHECENDO O CONTINENTE AFRICANO. Apresentadora: Claudia Roberta Yumiko Tristão.

 

Eixo: Práticas Pedagógicas e Docência

a) Ana Paula Silva e Costa, Amana F. de Souza, Gisele C. Costa, Humberto M. de Lima, Ivonete S. S. Pereira, João G. Neto, Lis Raquel A. da S. Vieira, Luiz Gabriel N. Rodrigues, Marcos A. Santos, Margareth de A. Neves, Mariana Ouriques, Marta M. da Silva, Priscila Luckemeyer, Thaynara C. Nunes e Tiago H. Breunig– A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA. Apresentadora: Ana Paula Silva e Costa.

b) Angélica Maria Schimitz da Silveira; Monique Santos e Jaqueline Reginaldo - ARTE NA INFÂNCIA. Apresentadora: Angélica Maria Schimitz da Silveira.

c) Diane Schlieck - ANIMAÇÃO: CRIANDO RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS COM O CONHECIMENTO POR MEIO DA TÉCNICA STOP MOTION Apresentadora: Diane Schlieck.

d)Emiliana Aparecida Corrêa; Lena Maria Rodrigues - MATEMATIZANDO A CONSTRUÇÃO DE PIPAS. Apresentadora: Emiliana Aparecida Corrêa.

e) Luiz de Vasconcellos Ferreira e Cláudia da Natividade Vieira – NÚCLEO DE CINEMA: UMA EXPERÊNCIA INTERDISCIPLINAR. Apresentador: Luiz de Vasconcellos Ferreira.

f)ThamirysFrigo Furtado - A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM MUNDO DE DESCOBERTAS. Apresentadora: ThamirysFrigo Furtado.