Secretaria Municipal de Educação

17/12/2015 - Educação
Comunidade celebra reforma de creche
Obra no bairro Agronômica foi entregue na manhã desta quinta-feira (17)

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito Cesar Souza Junior esteve presente na entrega da reforma

Desde 1989, a professora Adione Matilde da Silva, moradora da Caieira da Barra do Sul, trabalha na Creche Municipal Nossa Senhora de Lurdes, localizada no bairro Agronômica. Acorda todo dia às 5h15 da madrugada para se dirigir até o local, onde atende crianças com idades entre 4 e 5 anos. Nesta quinta-feira (17), Adione viu um sonho da comunidade sendo realizado: a entrega da reforma geral da unidade.

 

O prédio pertencia ao Governo do Estado e passou para a Prefeitura em 2009. O estabelecimento de ensino fica na Rua Pedro Joaquim da Silva, nº 115. Para o prefeito Cesar Souza Junior, “o ano foi de muitas melhorias na rede. Estamos cada vez mais qualificados para proporcionar um ótimo atendimento às nossas crianças e jovens”, disse. 

 

O secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto lembrou que, mesmo com a reforma, a creche não deixou de funcionar. “Todo mundo colaborou para que essa conquista fosse possível.”

 

Vitória da comunidade

 

Adione conta que a reforma servirá para aprimorar ainda mais o trabalho realizado na creche. “Todos os profissionais se sentem ainda mais motivados a dar uma educação de qualidade aos pequenos. Agora temos a oportunidade de criar novos projetos e escrever uma nova história para todas essas crianças e famílias”, diz a educadora que se aposentará em 2017. “Amo meu trabalho. Amo essa comunidade. É uma vitória de todos nós”, completa.

 

Houve a substituição do telhado, revisão elétrica, troca do piso instalação de calhas, drenagem pluvial, reforma completa dos banheiros e da cozinha, revitalização das calçadas e construção de solários para as crianças. A unidade ganhou ainda lavanderia, depósito, lixeira, abrigo de gás, deck, pergolado no parque, estacionamento e reservatório elevado.

 

Foi construída ainda uma nova sala de aula, um banheiro e rampas de acesso a todos os ambientes.

 

Família de professoras

 

O amor pelo magistério está no sangue. As duas filhas de Adione também seguiram carreira como professoras. Lidiane da Silva Silveira é professorana Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, e Tatiane da Silva Silveira é diretora da unidade na qual a mãe trabalha. Entrou na creche há cinco anos. “Elas mostraram vocação e quando quiseram abraçar a pedagogia eu as apoiei”, declara a mãe orgulhosa.

 

Quanto à relação das duas na unidade, ela conta que é profissional. Adione ainda brinca: “aqui ela manda em mim, mas do portão para fora eu que assumo”.

 

Como diretora, Tatiane também celebra a conquista da primeira reforma geral da unidade. Ela relata que a melhora da qualidade do atendimento é nítida. “Agora os ambientes são mais ventilados, a área externa foi revitalizada e temos rampas de acesso. Isso facilita a passagem das crianças até os demais espaços.”

 

Entrando para o mundo da fantasia

 

Maria Aparecida Laureano Daerrão também entrou para o time da Creche Nossa Senhora de Lurdes em 1989, junto com Adione. Atualmente, dá aula para as crianças com idades entre três e quatro anos e realiza na unidade o projeto “Livros e mimos: o mundo da leitura e do faz conta”. As atividades visam possibilitar aos pequenos o acesso à língua escritae incentivar o hábito da leitura com o uso de materiais impressos, ilustrações e contação de histórias.

 

Maria acorda diariamente às 5h da manhã para ir ao trabalho. Mora na Cachoeira do Bom Jesus e precisa pegar dois ônibus para se deslocar. A funcionária veterana não esconde a felicidade de ver a unidade sendo repaginada. “Era uma reforma muito esperada que chegou com grande alegria para todos nós. É maravilhoso estar nessa comunidade. A integração entre família e creche é muito boa. Os pais são muito presentes, cooperam bastante e todos são merecedores”, afirma. 


galeria de imagens