Secretaria Municipal de Educação

17/12/2015 - Educação
Estudante ganha bolsa de escola modelo
Victoria Zanoni Martins passou em seleção e estudará por três anos na Escola Sesc de Ensino Médio no Rio de Janeiro

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Ivete e a filha Victoria.

Victoria Zanoni Martins, de 14 anos, finalizou o Ensino Fundamental na Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras. Através de uma prova, foi selecionada para ganhar uma bolsa integral na Escola Sesc de Ensino Médio, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A unidade atende 500 alunos, que moram nas dependências do campus. Com partida marcada para março, Victoria está se preparando para passar os próximos três anos na Cidade Maravilhosa.

 

Em cada estado é aberto um número de vagas proporcional à quantidade de habitantes. Em Santa Catarina foram disponibilizadas oito vagas. Victoria foi uma das três selecionadas da Capital.

 

Victoria sempre residiu em Florianópolis. É a primeira vez que irá morar longe dos pais. Está ansiosa e ao mesmo tempo feliz com a ida ao Rio de Janeiro, mas conta que a empolgação supera o nervosismo. “É uma grande mudança para mim, mas gostei muito da estrutura da escola e garanto que aprenderei muito lá”, conta.

 

Ela sempre foi muito estudiosa e tem facilidade com a matemática. Teve cerca de dois meses para se preparar para a prova e se esforçou muito nesse período, o que está refletido no resultado obtido.

 

Saudade e felicidade

 

O coração de mãe se aperta ao saber que uma de suas filhas passará tanto tempo longe. Ivete não esconde o orgulho da conquista da filha. “Ela foi à luta. Ela conseguiu alcançar este objetivo. O mérito é dela. Nós não tínhamos como impedir, mesmo com toda a distância”, diz Ivete, que acompanhará Victoria na ida até a capital fluminense em março.

 

Ivete, o pai Valdecir e a irmã Júlia, 21 anos, se preparam para a partida da caçula da família. “Ela com certeza vai deixar um vazio em casa, mas estamos muito felizes por ela e damos total apoio”, fala Valdecir. Para tentar diminuir a saudade, eles farão uso de telefone e internet, mantendo contato com a filha diariamente.

 

 O processo de seleção

 

As inscrições são abertas à comunidade. O processo é composto por provaobjetiva e dinâmica de grupo. O teste é aplicado ao mesmo tempo em todas as unidades federativas. Após isso, os aprovados passam por uma entrevista. Os dados são enviados para o Rio de Janeiro onde ocorrerá a seleção. A instituição recebe jovens de todo o Brasil, possibilitando que o processo educativo da escola comece por meio do reconhecimento da diversidade dos estudantes.

 

Além da grade curricular tradicional, os alunos contam com oficinas e cursos de qualificação profissional e participam de três viagens, de caráter pedagógico, a São Paulo, às cidades históricas de Minas Gerais e ao Pantanal. Os estudantes ainda concorrem por uma seleção interna a um intercâmbio nos Estados Unidos.

 

A estrutura

 

A instituição ocupa uma área de 130 mil metros quadrados. O campus é totalmente informatizado. Os estudantes moram na Vila Acadêmica, composta por quatro prédios, dois para alunos e dois para alunas. Os quartos são compartilhados por três estudantes, todos de estados diferentes. Nos andares há ainda salas de estudo e copas de apoio e em cada um reside um professor com sua família.

 

O campus conta ainda com teatro, biblioteca, ginásio coberto, quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol, sala de dança, ginástica e musculação.

 

Confira mais sobre a Escola SESC